Cotidiano

Trecho da avenida Princesa Isabel mudará para mão única a partir de hoje

Futuramente, a Prefeitura de Boa Vista planeja transformar a via, em sua totalidade, como avenida sentido centro-bairro

A partir de hoje, 13, o trecho da avenida Princesa Isabel entre as avenidas Venezuela e Imigrantes, na zona oeste de Boa Vista, terá um único sentido: centro-bairro, como já havia sido adiantado pela Folha no mês passado. O motorista que estiver no trecho de mão dupla da avenida Princesa Isabel ou na avenida dos Imigrantes e quiser chegar ao Centro pode utilizar a rua Reinaldo Neves, que contrapõe o sentido da Princesa Isabel.

Um sinal de trânsito foi instalado no cruzamento das avenidas Princesa Isabel, dos Imigrantes e rua Reinaldo Neves, para demarcar o ponto onde a mão dupla da avenida termina e a outra começa. Segundo engenheiro de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Gilvan Santos, esse sinal é uma peça fundamental por parte da nova regulamentação, pois passará a trazer ordem no fluxo da região e ajudará a evitar acidentes, que até então eram comum no ponto.

De acordo com Gilvan Santos, a decisão foi tomada devido ao crescimento exponencial da população presente na zona oeste da cidade, contribuindo com o aumento da frota de carros na região. Ele afirmou também que a Prefeitura de Boa Vista possui o projeto de transformar toda a Princesa Isabel em uma avenida de mão única. Entretanto, por não haver avenidas próximas que possam ser usadas como binárias (divisão de vias principais em sentido opostos), a solução para isso será transformar a avenida Carlos Pereira de Melo numa via com apenas o sentido bairro-centro.

“A [avenida] Carlos Pereira de Melo é nossa opção definitiva para ser avenida binária à Princesa Isabel no futuro. Porém, ela precisará passar por toda uma fase de obras de infraestrutura, o que não é um trabalho rápido. Além da construção das pontes do Caranã e Silvio Leite, que ainda não possuem previsão para terminar”, explicou.

Para o analista de crédito, José Júnior, a avenida vinha precisando se tornar de mão única desde quando houve a implantação de ciclovias. “A [avenida] Princesa Isabel sempre foi estreita. E com as ciclovias, manter as duas vias se tornou insustentável. Vejo essa mudança como uma necessidade em meio ao problema”, analisou.

O mecânico e morador da avenida, Renato Camargo, também vê a mudança como positiva para todos que moram nas proximidades. “Para sair de casa e ir ao centro com o carro, eu preciso ficar esperando os dois sentidos da avenida estarem livres, o que me faz perder muito tempo. Com a nova sinalização, sinto que trafegar por aqui será mais fácil”, disse.

Renato, que também pratica ciclismo, relatou que os ciclistas serão os principais beneficiados da mudança. “Para a vida do ciclista, essa mudança só tende a ser boa. O fluxo de carros ficará mais previsível e sem toda aquela movimentação caótica das duas vias, será mais fácil atravessar a avenida”, comentou.

Para o motorista Nilton Cézar, as mudanças são necessárias: “Boa Vista está crescendo. E a necessidade dessas adaptações é natural desse processo. Fico feliz em ver que a [avenida] Princesa Isabel está sendo adaptada para evitar o congestionamento, pois ela já não vinha atendendo a demanda do fluxo de carros atual. O dever de uma cidade que está crescendo é se adaptar às necessidades de sua população. E é isso que está sendo feito”. (P.B)