Polícia

Três afogamentos são registrados nos rios de Roraima

Dois corpos foram encontrados e buscas pelo terceiro desaparecido seguem sendo feitas

Neste fim de semana o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) registrou três casos de afogamento em Roraima. Por volta do meio dia deste domingo (20), a 3ª Companhia do Batalhão de Proteção Ambiental do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), sediada no município de Pacaraima, deslocou uma equipe até a comunidade indígena do Contão, localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, a Nordeste do Estado, para atender uma solicitação de resgate de afogamento.

A informação era de que o professor Rivelino Pereira, da comunidade indígena Sorocaima II, região da Terra Indígena São Marcos, havia saído para pescar na comunidade do Contão quando foi arrastado pelas correntezas e sumiu nas águas do Rio Cotingo.

As buscas foram iniciadas na tarde do mesmo dia, por volta das 16h.  Após realizarem os procedimentos de superfície e mergulho durante à tarde, a equipe encontrou o corpo da vítima por volta das 18h e foi confirmado que era do professor Rivelino Pereira de 36 anos de idade.

“Encontramos o corpo e entregamos aos pais que estavam com familiares e equipe da administração indígena”, destacou o segundo Sargento Helton, Comandante da Guarnição de mergulhadores.

RIO BRANCO – Também no domingo (20), o venezuelano Jesus Palma de 22 anos de idade, juntamente com amigos e familiares se divertiam no rio Branco, quando Jesus pulou da balsa para o rio e não retornou a superfície.

As informações repassadas para a Central de Operações do Corpo de Bombeiros era que Jesus estava consumindo bebida alcoólica juntamente com familiares e amigos. O fato ocorreu por volta das 17h30, próximo à ponte dos Macuxi. O CBM iniciou as buscas por volta das 18h e devido à baixa visibilidade devido ao horário, o trabalho teve de ser suspenso e somente nas primeiras horas desta segunda-feira as buscas foram retomadas.

CARANÃ – Outro caso de afogamento envolveu o venezuelano Jeferson Luiz de 19 anos de idade, que segundo informações de familiares, havia ingerido bastante bebida alcoólica e consumido bastante comida nas últimas horas. O grupo havia saído para acampar na praia do Caranã no sábado (19), onde passaram a noite em diversão com familiares e amigos. De acordo com banhistas, já no domingo (20), o jovem e uma segunda pessoa foram arrastados pela correnteza, ambos tentaram retornar para praia. De acordo com familiares do afogado, ele não sabia nadar, e por várias vezes entrou na água com o primo, até um momento em que a correnteza os arrastou. Jefferson afundou e não foi mais visto. O primo dele conseguiu retornar à margem.

ESTATÍSTICA – O CBMRR atendeu no ano de 2016, 20 vitimas de afogamentos na capital e no interior. Somente neste primeiro semestre de 2017 já foram registrados quase 10 casos envolvendo acidentes em rios e lagoas em todo Estado.

De acordo com o Tenente Coronel Gewrly Batista, especialista em Salvamento Aquático e Representante em Roraima da Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), o fato de Roraima ser banhado por rios, igarapés e possuir diversos lagos, potencializa a prática de atividades esportivas.

“A maioria dos acidentes envolvendo afogamentos é de pessoas que fazem uso de bebida alcoólica aliada a atividades em águas, um risco em potencial”, destacou.  Ele falou ainda sobre os cuidados que se devem ter com os bancos de areia, que neste período de estiagem começam a aparecer, e qualquer descuido, o banhista pode ser arrastado pela correnteza para longe da margem.

“O cuidado com as crianças também é essencial. Elas não podem ser deixadas a sós em ambientes que envolvam água, e que a distancia máxima de um responsável para a criança seja no máximo de um braço, suficiente para que o responsável atue se necessário”, pontuou.

Os serviços prestados a população pelo Corpo de Bombeiros podem ser solicitados de forma gratuita pelo telefone 193 que funciona 24h por dia.