Política

Três desembargadores estão na disputa para assumir a Presidência do TRE-RR

Eleição será na próxima quarta-feira, quando também serão escolhidos o vice-presidente e o corregedor do TRE

Em sessão que será realizada na próxima quarta-feira, dia 7, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) elegerá o novo desembargador que vai exercer a presidência da Corte Eleitoral no biênio 2017/19.

A principal missão será comandar as eleições estaduais de 2018 e ampliar os projetos atuais como o Eleitor do Futuro, Voto Ético, Meu Primeiro Voto, Justiça Eleitoral Itinerante.  Três nomes se candidataram para o assento do atual presidente, Mauro Campello: os desembargadores Tânia Vasconcelos, Leonardo Cupello e Jefferson Fernandes. Na mesma eleição, também são eleitos o vice-presidente e o corregedor.

Apesar de caber reeleição por conta da mudança na legislação feita pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, em conversa com a Folha o desembargador Mauro Campello informou que não será candidato por questões pessoais. Ele se candidatou a corregedor do Tribunal de Justiça de Roraima (TJ/RR) em eleição que ocorrerá na próxima segunda-feira, 05.

VAGA NO TJ – O Tribunal de Justiça de Roraima inicia seu processo eleitoral para escolha dos cargos de presidente e vice-presidente do Poder Judiciário na segunda-feira, 5 de dezembro. As eleições devem seguir as novas regras do Regimento Interno do Poder Judiciário, aprovadas em agosto do ano passado.

O presidente deverá ser escolhido por todos os magistrados vitalícios, entre juízes titulares e desembargadores, excluindo somente os juízes substitutos, por eleição direta e secreta. A forma como é feita a eleição do presidente em Roraima, sem indicação e com a participação dos juízes, foi pioneira em todo o País.

Atualmente o TJRR é presidido por Almiro Padilha, que tem como vice-presidente o desembargador Ricardo Oliveira e, como corregedora-geral, a desembargadora Tânia Vasconcelos Dias.