Entretenimento

Trio homenageia grandes nomes da música brasileira

A proposta principal é apresentar um repertório elegante, de bom gosto, suave, proporcionando ao público uma audição diferenciada

O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. De lá pra cá, o ritmo se consagrou e ganhou repercussão mundial, sendo objeto de pesquisa de muitos estudantes, é o caso de Eli Araújo, Eliel Valente e Rodrigo Oliveira, estudantes do curso de música da Universidade Federal de Roraima que encontraram dentro de sala de aula, a possibilidade de criar um grupo dedicado ao chorinho, e assim surgiu a Sociedade do choro. 

Formada há pouco mais de um mês, o grupo já teve duas apresentações em Boa Vista. A proposta principal é apresentar um repertório elegante, de bom gosto e suave, proporcionando ao público uma audição diferenciada.

“Nossa primeira apresentação ocorreu para mais de cem pessoas, mesmo sem uma grande divulgação, o que nos mostrou que o público ainda consome muito esse estilo musical”, explicou Eli.

No repertório do grupo, grandes nomes da música brasileira, entre eles, o herdeiro de toda essa tradição musical, Pixinguinha que consolidou o choro como gênero musical.

“A ideia é não apenas recriar as músicas em apresentações, mas também fazer uma pesquisa mais profunda de quem são esses artistas”, relatou Eliel Valente.

O trio se apresenta com pandeiro, violão e flauta, mas não descarta a possibilidade de aumentar o grupo com outros instrumentistas. Para acompanhar a agenda do grupo basta segui-los no instagram: @sociedadedochoro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 98803-2624.

História

Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta da década de 1870, nascidos nas biroscas do bairro Cidade Nova e nos quintais dos subúrbios cariocas. O flautista e compositor, Joaquim Antônio da Silva Calado, os pianistas, Ernesto Nazaré e Chiquinha Gonzaga, e o maestro, Anacleto de Medeiros, compuseram quadrilhas, polcas, tangos, maxixes, xotes e marchas, estabelecendo os pilares do choro e da música popular carioca da virada do século XIX para o século XX, que com a difusão de bandas de música e do rádio foi ganhando todo o território nacional.