Polícia

Túnel de 44 metros é cavado em presídio de Roraima; Veja vídeo

O túnel entre as alas 3 e 5, tinha 6 metros de profundidade e 44 metros de distância.

Durante uma operação conjunta realizada nesta sexta-feira, 23, por volta das 8h, a polícia confirmou a informação de que os detentos da Pamc (Penitenciária Agrícola de Mnte Cristo) estavam escavando outro túnel no local. O túnel com extensão de aproximadamente 44 metros foi cavado  pelos detentos nas alas 3 e 5.

Este é o terceiro túnel encontrado apenas este ano no presídio.

A operação contou com a participação de policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), da CIPG (Companhia Independente de Policiamento de Guarda), agentes da Dicap (Divisão de Inteligência e Captura) e agentes penitenciários da Pamc (Penitenciaria Agrícola de Monte Cristo).

A Dicap contou que soube informações de que presos estariam planejando uma nova fuga daquela unidade prisional e durante a revista foi encontrado um túnel entre as alas 3 e 5, com 6 metros de profundidade e 44 metros de distância.

Ainda não se sabe quantos presos estão envolvidos no trabalho.Dentro do túnel foram encontrados ventiladores a cada três metros de distância, e outros equipamentos usados para a escavação que pode ter durado mais de 90 dias. 

A entrada do túnel estava encoberta por uma tampa de concreto, barro e lixo. Os policiais verificaram ainda que o barro retirado era colocado em cima da laje das alas.

Em 2014 um túnel parecido com esse também foi cavado na Pamc e descoberto pela polícia.

A Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) informou em nota que o trabalho para desbarrancamento e concretagem do túnel já teve início e nenhuma fuga foi registrada. Em virtude dessa revista, a entrega de material para os presos foi suspensa, porque todo o efetivo do plantão foi empregado para auxiliar a PMRR no que fosse necessário para realizar as buscas.

Veja o vídeo