Polícia

Túnel desaba e mata detento que tentava fugir

Com chuva, o túnel desabou em cima de reeducando que faleceu no hospital

Felipe France Fidelis, de 33 anos, morreu por asfixia após ser soterrado em um túnel escavado dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) na última terça-feira (17). A informação veio à tona seis dias depois do ocorrido, após os familiares denunciarem a morte do reeducando.

Segundo os familiares, o preso estava dentro do buraco quando o terreno ficou denso por causa da chuva. Após ser soterrado, Felipe foi resgatado pelos próprios presos que o colocaram dentro da cela, e trocaram sua roupa.

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) confirmou que Felipe estaria escavando um túnel na ala seis da Pamc. Se acordo com a Sejuc, os demais presos quando o retiraram do buraco e trocaram a roupa que ele estava, fizeram isso para que o túnel não fosse descoberto.

“Isso acabou atrasando o atendimento médico, pois somente depois de passado esse tempo é que os demais detentos solicitaram socorro, contribuindo para o agravamento da situação de Felipe, causando a morte”, informou a Sejuc, por meio de nota. Felipe France Fidelis Lemos cumpria pena na Unidade no regime fechado.