Cotidiano

Turismo de aventura é atrativo para visitantes durante feriado prolongado

Pontos mais procurados pelos turistas são Monte Roraima, Serra do Tepequém, Serra Grande e a Gran Sabana

Vários setores do comércio em Roraima foram movimentados com o feriadão de 07 de setembro, como o setor hoteleiro, e de transporte. Outro setor que também percebeu um aumento na procura foram as empresas de turismo, principalmente aquelas especializadas em realizar atividades ao ar livre como visitas a cachoeiras e trilhas ecológicas.

De acordo com Alberto Marinho, proprietário de uma empresa que trabalha com ecoturismo e turismo de aventura, os turistas de outras regiões do país estão começando a incluir Roraima na rota de visitações, sendo o próprio empresário um exemplo.

“Costumava realizar trilhas e sempre divulgava imagens dos locais que passava. Quando divulgava fotos de Roraima, as pessoas que me seguiam sempre perguntavam onde eu estava, dizendo que queriam visitar. Foi daí que surgiu a ideia de criar a empresa”, explicou Marinho, que trabalhava com marketing em Maceió (AL), onde nasceu e decidiu montar a empresa no Estado.

Agora o estabelecimento oferece excursões para o Monte Roraima, Serra do Tepequém, Serra Grande e Gran Sabana, que são os pontos favoritos dos turistas. Ele pretende ampliar os serviços nos próximos meses, voltados para os praticantes de esporte ao ar livre, com corridas e caiaque.

“Neste feriado, nós estamos com excursão fechada para Serra Grande com mais de 40 pessoas e excursão para Gran Sabana, com grupos do Amazonas e de outros pontos do Brasil. A premissa é visitar as cachoeiras, fazer um luau e trilhas ecológicas”, explicou. “O perfil dos visitantes são sempre pessoas de fora, até estrangeiros, e pessoas do próprio Estado. A impressão que dá é que as pessoas se acostumaram com a paisagem”.

DETUR – Para o diretor do Departamento de Turismo do Estado de Roraima (Detur), Ricardo Peixoto, no entanto, o aumento da procura por Roraima é um reflexo do trabalho da instituição.  “Nós começamos a nos posicionar dentro do mercado nacional e internacional e estamos começando a ter visão fora do país e dos outros estados. É o resultado de um trabalho que nós estamos fazendo há dois anos. Nós estamos nos posicionando no mercado de feiras, de eventos de turismo. O Estado está caminhando. Óbvio que nós ainda temos as nossas dificuldades, mas nós estamos conseguindo atingir os nossos objetivos”, disse Peixoto.

Segundo o diretor, outro motivo do crescimento do setor é a crise econômica na Venezuela. “Os amazonenses que antes pegavam o feriado e iam para Margarita, hoje eles não fazem mais isso”, afirmou. “Antes nós não tínhamos fluxo internacional para Roraima, mas com a crise econômica na Venezuela, muitas empresas deixaram de operar no país. Os turistas que tem interesse na Gran Sabana agora estão seguindo pelo caminho de Roraima e muitos deles até optam por conhecer os atrativos turísticos no Estado, um local com mais segurança, com mais apoio, onde podem realizar tudo aquilo que buscavam na Venezuela”, frisou.

Peixoto disse ainda, que a expectativa do Departamento é que o setor receba um crescimento ainda maior até o final deste ano. “A previsão é que nós estaremos em uma posição bem melhor. A expectativa é de chegada de uma companhia aérea que realizará voos internacionais e mais uma empresa operando de Boa Vista a Manaus, assim, Roraima vai ser o destino final das viagens de turismo e não só de passagem”, explicou. (P.C.)

Publicidade