Cotidiano

Turistas brasileiros em situação de risco terão apoio do Estado Bolívar

Dezenas de turistas que estão retornando de várias localidades da Venezuela relataram que passaram por diversos constrangimentos

Em virtude de inúmeros problemas vivenciados pelos turistas, dos estados do Amazonas e Roraima, na Venezuela foi efetivada uma parceria entre autoridades dos dois países para auxiliar os brasileiros que tiverem problema durante a estadia no país vizinho. Foi celebrado ainda um acordo de cooperação entre Brasil e Venezuela visando dar suporte caso algum turista necessite de ajuda.

A informação é da secretária-adjunta de Estado Extraordinária de Gestão Internacional, Fátima Araújo, que esteve recentemente na Venezuela para tratar da celebração do termo de cooperação. Ela detalhou que mesmo com o anúncio da implantação de uma unidade de apoio aos turistas na cidade de Pacaraima, quem estiver em situação de risco, ou precisar de um auxílio em alguma parte da Venezuela, poderá contatar direto a secretária de Turismo do Estado Bolívar, Perla Garcia.

“Celebramos este termo de cooperação para dar total suporte aos turistas de Roraima e do Amazonas que, na sua maioria frequentam neste período as ilhas do Caribe, e nossa intenção é, antes do ingresso dos turistas na Venezuela, ambos serem orientados ainda na cidade de Pacaraima. Quero deixar à disposição o meu telefone para qualquer eventualidade (95) 98111-7268, e na Venezuela os turistas podem contatar a secretária de turismo do Estado Bolívar, Perla Garcia pelo número +58 424-9028569”, disse. (R.G)

Turistas relatam dificuldades e extorsões

Vários turistas brasileiros que estão optando pelo turismo nas ilhas do Caribe estão retornando antes do período programado e muitos estão desistindo de concluírem a viagem em virtude da dificuldade em conseguirem hotéis, problemas no translado. Há ainda relatos de pessoas que estão sendo enganadas com a compra antecipada de pacotes que incluem hotéis e transporte até a Ilha de Margarita.

O economista Dirceu Torres, que reside em Manaus, disse que há mais de cinco anos tem optado por conhecer pontos turísticos da Venezuela com a família. Eles decidiram que neste início de ano iriam a outras cidades que ainda não conheciam. “Para nossa sorte, encontrei um casal de amigos que tinha se deslocado com a família para passar as festas de final de ano na Venezuela. Eles relataram inúmeros problemas, o que fez com que adiássemos a ida, enquanto não se estabilizar essa situação. Atribuo como sorte, pois quando já estavam próximos de Puerto Ordaz, nossos amigos sofreram uma tentativa de assalto e conseguiram escapar. Como temos parentes e amigos em Roraima, decidimos passar os quinze dias antes programados para as ilhas do Caribe, por aqui mesmo”, disse.

Da mesma forma, a servidora pública Tatiane Magalhães relatou que todos os anos costuma passar as férias com a família na Venezuela e, desta vez, mesmo com os relatos sobre a instabilidade econômica e política que o país está passando, resolveu se deslocar com o esposo e seus filhos até o país vizinho e passou por uma série de problemas. “A dificuldade começa desde o valor em bolívar que é permitido por cada pessoa, o que corresponde a três vezes o valor do salário mínimo vigente na Venezuela. Na primeira parada em Puerto Ordaz, ao perceberem que se trata de turista brasileiro, eles elevam o valor da diária, sem contar o aumento absurdo das refeições.

Como se não bastasse todo esse transtorno, é cobrado agora em dólar o transporte de pessoas e veículos, chegando a US$ 180.00. Tudo teve um acréscimo de mais de 50%, atualmente é totalmente inviável para as famílias irem à Venezuela. Além de perigoso, é necessário o dobro do valor que antes era programado”, comentou.

ALERTA – Em virtude do momento conturbado pelo qual passa a Venezuela, com a instabilidade política e econômica, o Ministério das Relações Exteriores – o Itamaraty – reforçou o alerta aos brasileiros que estejam pensando em viajar à Venezuela, principalmente após a morte de um amazonense ocorrida na noite do último sábado, 13, quando ele viajava para Ilha de Margarita, um dos pontos turísticos internacionais mais visitados pelos turistas de várias cidades brasileiras.

O Itamaraty avaliou que há riscos potenciais em uma viagem. O órgão pede alto grau de cautela e descarta viagens que tenham caráter turístico. As recomendações e orientações estão sendo atualizadas constantemente e foram disponibilizadas no portal consular: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino/venezuela. (R.G)