Cotidiano

UERR cancela cursos e deixa 140 aprovados sem vaga

Foram convocados somente os aprovados em 16 cursos, dos 22 oferecidos. Ficaram de fora Engenharia Florestal, Filosofia, Geografia, Matemática, Química e Turismo.

A felicidade do Neemias Veloso da Mota, 51 após ter sido aprovado na universidade durou pouco. Horas depois de ver seu nome na lista de classificados para o curso de Matemática, a universidade notificou que não formaria turma para este curso e outros cinco.

A decepção fez a filha de Neemias, Paloma Mota, fazer um desabafo em rede social. ” Declaro minha indignação com a falta de respeito e consideração com os  candidatos que foram classificados e não foram convocados! isso mesmo não foram convocados para a realização da matrícula, sendo assim impedidos de cursar os seus tão sonhados cursos”.

Ela falou que seu pai prestou o vestibular para o curso de licenciatura em Matemática e que sempre sonhou em cursar este curso.

“Meu pai aos seus 52 anos passou no seu PRIMEIRO vestibular e em 12º lugar, foi só felicidade para toda minha família, sem contar com a expectativa e empolgação dele em voltar a estudar depois de tanto tempo, ele sempre sonhou em fazer esse curso, e agora NÃO FOI CONVOCADO porque a turma não atingiu o número de aprovados para abertura”.

A jovem falou sobre a indignação e tristeza da família.

“Meu pai não vai realizar o sonho este ano de ingressar em uma universidade? e agora o que fazer? adiar o sonho? parar? meu pai tem um sonho e agora vai ser interrompido? sou aluna e fui aluna na UERR e em todo esse tempo, vi a UERR abrir cursos com bem menos quantidade de classificados. é essa a universidade que queremos?” questionou.

No site da Instituição consta nota sobre o assunto informando que foram convocados somente os aprovados em 16 cursos, dos 22 oferecidos no último vestibular. Ficaram de fora Engenharia Florestal, Filosofia, Geografia, Matemática, Química e Turismo.

Os seis cursos não completaram o número necessário de candidatos aprovados para abertura de turma, como prevê o item 15.14 do Edital nº 031/2017.

OUTRO LADO – Procurada pela Folha, A UERR informou, em nota, que a não convocação dos candidatos aprovados nos cursos de Turismo, Matemática, Engenharia Florestal, Química e Filosofia, se deu em cumprimento ao item 15.14 do Edital n° 031/2017, ou seja, por respeito aos princípios da eficiência e da supremacia e indisponibilidade do interesse público, a Universidade não abre cursos cuja quantidade de aprovados seja inferior ao número de vagas ofertadas.

A Uerr informou que esses cursos serão oferecidos em novo vestibular e os candidatos aprovados devem comparecer à CPCV (Comissão Permanente de Concurso Vestibular), na Avenida Sete de Setembro, nº 231, Bairro Canarinho, no horário das 8h às 14h, no prazo de até 30 dias, a contar da data da publicação do Edital nº 001/2018, de 2 de fevereiro, para solicitar, mediante requerimento específico, a devolução do valor referente à taxa de inscrição.