Cotidiano

UFRR abre inscrições para o Pré-Vestibular Solidário

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) está com inscrições abertas, até o dia 30, para o Pré-Vestibular Solidário, curso preparatório para o vestibular realizado no fim do ano. Além de gratuito, alunos da rede pública e privada podem participar. Os interessados devem ir até o Campus Paricarana até o dia 30 desse mês.

O cursinho teve sua primeira versão em 2012 e já beneficiou 480 estudantes em situação de vulnerabilidade econômica. O índice de aprovação dos candidatos é de apenas 12%, pois ainda há uma grande evasão desses alunos durante o curso.

O objetivo do projeto é ampliar o acesso aos cursos de nível superior de várias instituições de ensino. O principal pré-requisito para participar da seleção é comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, além de estar matriculado ou já ter concluído o 3º ano do Ensino Médio.

A UFRR está disponibilizando 80 vagas, divididas em dois horários: 40 para estudar das 14h às 17h30 e mais 40 para a turma das 18h às 21h50. Serão quatro meses de cursinho, de julho até novembro, período do vestibular. As disciplinas ofertadas são: Língua Portuguesa, Redação, Física, Química, Biologia, Geografia, Literatura, Matemática e Língua Espanhola. As aulas serão ministradas no Campus Paricarana.

As inscrições devem ser realizadas das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, na Coordenação de Acompanhamento da Extensão, sala 404, bloco IV, no Campus Paricarana. A seleção dos candidatos será feita a partir da análise de documentação pessoal e de escolaridade, além do questionário socioeconômico. Estudantes de escola particular devem comprovar que são ou foram bolsistas.

MONITORES – A UFRR também liberou o edital para quem quer ser monitor nesse curso. Os interessados devem estar regularmente matriculados na instituição, ter horário disponível para o planejamento das aulas e é obrigatório estar no sexto semestre. O pré-requisito mais importante é estar cursando Letras, Matemática, Geografia, Biologia, História, Química e Física. Estão sendo ofertadas duas vagas para cada uma das disciplinas citadas. O valor da bolsa é de R$ 400 e a carga horária é de 18 horas semanais.

As inscrições irão até o dia 30 de junho, na sala 404, bloco IV, campus Paricarana. É necessário que o candidato apresente cópias do RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), currículo devidamente comprovado, comprovante de matrícula recente, histórico escolar e formulário socioeconômico preenchido.