Cotidiano

UFRR promove evento para discutir ensino de História em Roraima

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) promove no final deste mês o “I Encontro dos Professores de História de Roraima”, para discutir o ensino da disciplina desde as primeiras séries até o Ensino Superior. A programação é coordenada pelo Núcleo de Documentação Histórica (Nudochis) e terá início no dia 29 de maio, no campus Paricarana da UFRR.

A ideia é que os professores se redescubram dentro das salas de aulas e consigam reinventar o seu método de transmitir conhecimento, através de novos mecanismos incorporados à História, como a utilização de jornais e entrevistas. O evento contará com cerca de seis minicursos com temáticas voltadas para a sala de aula, além de debates, atividades culturais e palestras sobre todas as modalidades da disciplina. Alguns assuntos debatidos serão divididos por categorias: Educação Básica e Ensino Superior. Alunos e professores também podem inscrever seus trabalhos para serem apresentados durante a semana.

Para o coordenador do evento, Raimundo Nonato, é hora de fazer um balanço. “Esse encontro tentará fazer um raio-x no ensino de História no estado. É importante que a comunidade de História se reúna para tentar compreender o seu papel e função no estado”, disse.

Foram convidadas a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), para ser debatido com propriedade como está sendo desenvolvido o ensino de História na Educação Básica, assim como representantes do Ensino Superior para discutir sobre os métodos dentro das universidades.

Ainda durante o evento, professores e acadêmicos discutirão a possibilidade de criar a Associação Regional dos Historiadores. “Já tivemos esse projeto, mas não foi para frente. Esse é o momento de retomar a discussão sobre isso e achar alguém que queira presidir a nossa associação local”, disse o coordenador.

INSCRIÇÃO – O evento é voltado para professores, alunos e todos os interessados em História. As inscrições são gratuitas e feitas somente através do site www.encontrohistoriarr.com.br. São oferecidas diferentes modalidades de inscrições: ouvinte, até o dia 28/05; minicursos, até o dia 22/05; e comunicação livre, até 19/05.

GRUPO DE TRABALHO – O evento é realizado em parceria com o Grupo de Trabalho “Produzindo e Compartilhando Saberes: História, Ensino e Extensão”. O objetivo do grupo, constituído por professores da rede estadual, municipal e federal, é gerar uma aproximação entre a universidade e o Ensino Básico. O programa é amplo e possui muitos objetivos, dentre eles a realização de visitas em comunidades indígenas, arquivamento de materiais, como filmes, imagens e documentários, que possam ajudar o professor em sala de aula, e a produção de material didático. (F.M)