Cotidiano

UNIMED explica mudança de planos aos usuários

Empresa também se colocou a disposição para qualquer esclarecimento

Em nota, a Unimed Fama informou que o processo de Portabilidade Extraordinária de Carências oferecido aos usuários da Unimed Boa Vista está sendo realizado por conta da Resolução Operacional n. 2.121 da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, publicada em Diário Oficial da União em 06 de fevereiro de 2017, sendo mecanismo adotado pela ANS para retirar operadora de plano de saúde do mercado. 

“Sendo assim, para evitar que beneficiários não fiquem desamparados, sem a devida assistência médica, a ANS divulgou que “os beneficiários, poderão escolher qualquer plano de saúde disponível no mercado, de contratação individual ou familiar ou coletivo por adesão, para fazer a portabilidade”, levando consigo as carências já cumpridas no plano de origem”.

Ao que refere ao plano de saúde associativo citado na matéria a empresa informou ainda que a premissa quanto aos preços também se mantém verdadeira, os valores para nova contratação devem ser praticados nos valores atuais de mercado e ainda seguindo as exigências da Agência reguladora.

A empresa esclareceu ainda que as regras da portabilidade devem se observadas em todos os requisitos da mencionada Resolução Operacional, em que as operadoras devem oferecer os valores atualizados, em total compatibilidade com os valores de mercado. 

A Unimed FAMA disse ainda que já oferecia esses preços em cada modalidade (individual/familiar e coletivo) na região Norte, não sendo possível a redução dos valores das mensalidades para igualar aos preços antigos da Unimed Boa Vista, primeiramente por inviabilidade econômica, e também por evidente desrespeito as normas da ANS, sujeitando-se a sanções e multas administrativas” 

“Por isso não há que falar de qualquer reajuste, pois na verdade se trata de mudanças de operadoras de saúde, ao qual frisa-se que o usuário pode escolher qualquer plano de saúde disponível, não há qualquer obrigatoriedade em aderir a Unimed FAMA”. 

A empresa também se colocou a disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário “ressaltando que a intenção é apresentar uma possibilidade viável aos beneficiários da Unimed Boa Vista”.