Esporte

Uatumã Pires fecha 2016 com 3 medalhas de bronze no Norte e Nordeste de Natação

O velocista Uatumã foi o único representante de Roraima na competição e disputou em quatro provas na categoria Juvenil 2, tendo conquistado três medalhas de bronze e um quarto lugar

O nadador Antonio Uatumã Pires (Aquática Marinho/ASSOPBM), fechou o ano de 2016 em destaque no Campeonato Norte e Nordeste de Clubes de Natação “Troféu Renaldo Malta”, competição que foi realizada neste final de semana, dias 16 e 17, sexta e sábado, na piscina do Cepa, em Maceió – Alagoas.

O velocista Uatumã foi o único representante de Roraima na competição e disputou em quatro provas na categoria Juvenil 2, nos 50m Livre, 50m Peito, 100m Peito e 100m Medley, tendo conquistado três medalhas de bronze e um quarto lugar. As três medalhas de bronze foram conquistadas nos 50m Peito, com o tempo de 30″93; nos100m Medley, com o tempo de 01’07″34 e nos 100m Peito com o tempo de 01’09″70. O 4° lugar foi nos 50m Livre, quando fez a marca de 25″81.

Segundo a treinadora Teca Marinho, que acompanhou o atleta em Alagoas, a competição foi realizada em piscina de 25 metros, o que, de certa forma, ajudou o atleta por ser velocista nestas provas e estar acostumado a competir em provas nas piscinas de 100 metros. 

“O nadador Antonio Uatumã é velocista e as provas sendo disputadas na piscina de 25 metros lhe favoreceu em alguns pontos, pois as viradas e o ritmo de nado foram muito rápidos”, disse.

Teca informou que Antônio vem se destacando no cenário esportivo local e regional e quebrando os recordes do ex-nadador roraimense Delano Silva, um dos melhores no nado Peito. Com os resultados já obtidos por Antonio Uatumã, o roraimense já está entre os 15 melhores do ranking brasileiro da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), no estilo de nado Peito.

“Antônio ficou muito satisfeito com os resultados, queria ter acertado uns pequenos detalhes de viradas, pois com isso ele teria baixado mais os tempos, mas os resultados foram ótimos, já que ele competiu com os melhores do Nordeste nas suas provas”, disse. “Estamos felizes com os resultados e fechar o ano como medalhista no Norte e Nordeste, agora é descansar, aproveitar as férias e planejarmos o ano de 2017 para que seja um ano de mais vitórias”, frisou. “Os treinos retornarão dia 10 de janeiro na piscina da ASSOPBM”, complementou.

Teca aproveitou para agradecer a diretoria da ASSOPBM, aos pais dos atletas e aos parceiros de 2016, que foram a BV Suplementos, equipe de fisioterapia da Fuer (Federação Universitária do Estado de Roraima), doutor Leandro Duarte e ao preparador físico Moisés Alves (Galpão do Moises).