Cotidiano

Uber começa a aceitar pagamento em espécie e cartão de débito, na Capital

Apenas usuários que tinham cartão de crédito estavam podendo usufruir do serviço de transporte oferecido pelo aplicativo

Após um mês de atendimentos na Capital, o serviço Uber começou a disponibilizar como forma de pagamento o dinheiro em espécie e o cartão de débito. A informação começou a ser divulgada no início da semana, durante as corridas com passageiros. Conforme os motoristas, a opção não foi liberada para todos os usuários de uma vez, devendo ocorrer gradativamente. Quando foi implantado, os pagamentos só poderiam ser feitos pelo cartão de crédito.

Um motorista da empresa recebeu o primeiro pagamento em espécie na manhã desta sexta-feira, 28. Como usuário do serviço, ele destacou que as novas opções de pagamento também já estão disponíveis para ele. Para saber se já é possível efetuar o pagamento em espécie, basta realizar o procedimento normal pelo aplicativo. Caso não esteja disponível, uma mensagem informativa vai aparecer na tela do celular.

Motorista há um mês pela Uber, ele contou que já teve mais de 200 passageiros apenas com a opção de crédito. Contudo, durante as corridas, ouvia relato de pessoas que tinham interesse em utilizar o serviço, mas que não tinham o cartão. Além dos próprios passageiros, que temiam chegar ao limite disponível e não poder mais usufruir. “Eu acredito que vamos abranger um público maior, porque não é todo mundo que tem a facilidade do cartão de crédito”, destacou.

Outro motorista já realizou duas corridas com o pagamento em espécie. Para ele, as novas formas de pagamento vão proporcionar uma nova clientela aos motoristas e, consequentemente, para a própria empresa, considerando que o usuário recebe uma média do valor da corrida ao solicitar.

No entanto, ele apontou alguns problemas em relação ao tipo de pagamento, como a falta de troco. “Para uma corrida de menos de R$ 10,00, já me deram uma nota de R$ 50,00. Aí complica”, disse ao ressaltar que os usuários que optam pelo dinheiro devem ter notas menores em mãos, a fim de facilitar o pagamento e o troco. Apesar da dificuldade, ele acredita que as coisas devem melhorar com o passar dos dias.

USUÁRIOS – A estudante Antônia Moreira só começou a utilizar o Uber por conta do pagamento em dinheiro. Aluna do Ensino Médio, ela informou que não possui cartão de crédito. Para a estudante, o Uber é mais viável e seguro, tendo em vista a utilização quase diária. “Eu me sinto mais segura até a noite, porque sei o método de avaliação e o controle que nós temos em ver foto e perfil”, disse.

Um funcionário público destacou que considera o serviço Uber prático e mais acessível. Usuário há duas semanas, ele informou que utiliza o aplicativo para saídas e até para ir ao trabalho, quando não se sente bem para dirigir. “Aqui, em Boa Vista, as pessoas ainda não sabem dirigir, então é estressante. Com o Uber, a gente ainda troca uma ideia legal e, quando vê, já chegou”, disse. (A.G.G)