Cotidiano

Unidade móvel oferece atendimentos no Centro de Referência e Coronel Mota

Hoje, 9, a Carreta Saúde da Mulher vai dar continuidade aos atendimentos em frente ao Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM). Depois, a unidade segue para a Clínica Especializada Coronel Mota (CECM), onde ficará de amanhã, 10, até sexta-feira, 12.

No Centro de Referência, os atendimentos para exames de mamografia e ultrassonografia são abertos ao público, mas no Coronel Mota a demanda é livre apenas para os exames de mamografia, pois os pacientes que realizarão ultrassonografia já estão definidos e devidamente agendados. A cada dia são ofertados 40 exames de cada.

Os atendimentos serão realizados por meio de senha, distribuídas por ordem de chegada. As mulheres devem apresentar os seguintes documentos: CPF (Cadastro de Pessoa Física), Carteira de Identidade, Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de residência.

Na realização dos exames de ultrassom é necessária a apresentação de encaminhamento médico. No caso dos exames de mamografia, o encaminhamento só é necessário para mulheres de até 49 anos.

Os exames de ultrassonografia ficam prontos na hora e são entregues às usuárias. “Já os resultados das mamografias são encaminhados ao Centro de Referência da Saúde da Mulher, pois, caso seja detectada alguma alteração, a unidade de saúde faz uma busca ativa e contata a paciente para dar início ao tratamento”, explicou a diretora de Políticas Oncológicas da Secretaria estadual de Saúde (Sesau), Lidiane Lorenzoni.

Além de seguir um cronograma próprio, a Carreta de Saúde da Mulher também participa das ações Caravana do Povo e Caravana da Mulher, que são coordenadas pela Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).