Cotidiano

Unidade oferece atendimento em Caroebe a partir desta segunda-feira

Mulheres do município de Caroebe e de localidades vizinhas serão atendidas nesta segunda-feira, 25, e na terça-feira, 26, com serviços ofertados pela Carreta Saúde da Mulher.

Os atendimentos com oferecimento de exames de ultrassonografia e de mamografia no município, distante 354 quilômetros de Boa Vista, começaram na sexta-feira, 22, durante a 25ª Caravana do Povo 2017, e serão retomados na segunda-feira.

De acordo com a diretora de Políticas Oncológicas da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), Lidiane Lorenzoni, os atendimentos às mulheres residentes em Caroebe ou em municípios próximos, na unidade móvel, começarão às 8 horas.

As pacientes devem apresentar Carteira de Identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física), Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de residência.

Além disso, para realização dos exames de ultrassom, é necessária a apresentação de encaminhamento médico. No caso dos exames de mamografia, o encaminhamento também é obrigatório para mulheres na faixa etária de até 49 anos. Para mulheres a partir de 50 anos, a apresentação desse documento é desnecessária.

Serão oferecidos, diariamente, 80 atendimentos, sendo 40 exames de ultrassonografia e 40 mamografias. Os resultados de ultrassom são entregues no mesmo dia do exame. Os laudos das mamografias estarão disponíveis num prazo entre 20 e 30 dias no Centro de Referência da Saúde da Mulher.

Segundo Lidiane Lorenzoni, a assistência itinerante, com oferta de exames necessários para prevenção e detecção de câncer e de outras doenças, representa um avanço importante no serviço público de saúde oferecido às mulheres.

“Atender mulheres que não têm oportunidade no interior e precisam se deslocar para a Capital pra fazer esses exames, é fundamental. Estamos levando os atendimentos aos municípios e facilitando o acesso a esses serviços determinantes para a saúde preventiva”, ressaltou.

A ação faz parte da proposta da Carreta Saúde da Mulher de ofertar serviços de prevenção ao câncer em todo o Estado. Além de ações pontuais, a unidade complementa o atendimento realizado pelo Centro de Referência da Saúde da Mulher, atendendo também de forma itinerante, nos municípios do interior.

 

SECOM-RR

 

 

Publicidade