Cotidiano

Unidades de saúde apresentam baixo índice de infecção hospitalar

Infecção hospitalar é um dos principais fatores de risco para pacientes hospitalizados

HGR realizou ação na unidade para chamar a atenção para a importância de gestos simples como a lavagem das mãos no controle das infecções.

A infecção hospitalar é um dos principais fatores de risco para pacientes hospitalizados. Por isso, as ações de controle são fundamentais para garantir a segurança dos pacientes.

Os números mostram que os trabalhos no Estado têm dado resultado, pois o índice de controle nas unidades de Roraima tem sido bem abaixo da taxa de 5%, considerada aceitável pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Em 2016, por exemplo, a HMINSN (Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth) apresentou taxa geral de 1,15%. Já o HGR (Hospital Geral de Roraima), fechou o ano passado com 2,2% de índice de infecções hospitalares.

Conforme o gerente do NCIH (Núcleo do Controle de Infecções Hospitalares), Celso Malafaia, os dados são satisfatórios na CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) de todas as unidades de saúde do Estado, segundo recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Graças às ações realizadas, os números em relação à infecção hospitalar se mostram aceitáveis nas unidades de saúde de todo o Estado”, disse o gerente.

Para manter um baixo índice de infecções hospitalares, as CCIHs das unidades do Estado fazem o controle das bactérias multirresistentes, qualificação dos profissionais acerca da higienização das mãos, entre outras ações definidas pelo NCIH, baseadas na Política Nacional de Controle de Infecção Hospitalar.

AÇÃO – Em alusão ao dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar, nesta segunda-feira (15), o HGR realizou uma ação para divulgar as ações feitas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da unidade, com a exposição de painéis, vídeos educativos e entrega de informativos referentes a quando e como higienizar as mãos, que é uma das medidas para o controle de infecção hospitalar.

A enfermeira do CCIH do HGR, Regiane Cardoso, afirmou que a data comemorativa é importante para ressaltar as ações que o setor realiza no controle das infecções hospitalares no hospital, como por exemplo a higienização das mãos.

“É um dia em que lembramos a importância de se controlar as infecções hospitalares na unidade, principalmente abordando o tema de higienização das mãos, que é um ato simples, mas muitas vezes esquecido”.

Além da higienização das mãos, Regiane comentou que existem outras atitudes que não só os profissionais de saúde devem adotar, mas também os pacientes e a população em geral ao entrar em uma unidade, como sapato fechado, cabelo preso e não portar muitos acessórios.

Com informações da Secom-RR