Cotidiano

Usuários reclamam de demora para emissão de carteira de identidade

As reclamações sobre o atendimento no Instituto de Identificação Odílio Cruz e Posto Casa do Cidadão continuam. Os usuários denunciam a pequena quantidade de senhas distribuídas para a emissão do Registro de Identidade Civil no estado, além da demora no atendimento ao público.

Os usuários afirmam que para receber uma senha precisam chegar ao Instituto de Identificação e ao Posto da Casa do Cidadão durante a madrugada e dificilmente as senhas distribuídas atendem a demanda. “É uma vergonha o cidadão ter que madrugar para conseguir uma vaga para ter a sua identidade em mãos. É como se estivessem nos fazendo um favor e esquecem que é um direito nosso, pagamos impostos”, reclamou uma denunciante.

Rodrigo Miranda lembrou a burocracia que é tirar a primeira e segunda via da identidade. “O Instituto e o Posto da Casa do Cidadão estão sempre lotados e o atendimento que recebemos dos servidores é péssimo. Peço melhorias para o atendimento. Temos direito”, reclamou.

Outro usuário a reclamar foi Albino Calmon. Ele relatou que a fila nos dois locais é enorme e apenas 20 senhas são distribuídas por dia. Ele criticou ainda a qualidade do material. “É impossível distribuir 20 senhas por dia para atender umas quinhentas pessoas. Esse serviço precisa melhorar. Diariamente as pessoas precisam dele. Sem contar o papel ruim em que a carteira de identidade é impressa. A população pede uma solução para esse descaso”, frisou.

OUTRO LADO – O Instituto de Identificação Odílio Cruz esclarece que os atendimentos nos serviços de emissão da Carteira de Identidades são feitos diariamente. Ressaltou ainda que, quem recebeu o documento com falha na impressão tem direito a uma nova impressão, sem ônus da segunda via para a pessoa. (E.S)