Cotidiano

Vacina contra a gripe é ampliada para toda a população

A meta da campanha é vacinar 90% do público-alvo, mas até o momento, Roraima atingiu apenas 62,56%

Atendendo a orientação do Ministério da Saúde, o NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização) expandiu as doses da vacinação contra a influenza para toda a população. A meta da campanha é vacinar 90% do público-alvo, no entanto, até o momento, Roraima atingiu apenas 62,56%, por isso, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) continua estudando uma estratégia para que o público-alvo da campanha seja atingido.

“A partir desta segunda-feira, 05, os postos seguem vacinando o público-alvo e a população geral. Qualquer pessoa a partir de seis meses pode procurar as unidades de saúde para tomar a vacina. A vacinação segue até os estoques acabarem”, disse a gerente do NEPNI, Amanda Antunes.

Roraima recebeu do Ministério da Saúde 196.100 doses da vacina contra a doença e cerca de 80% deste total foram distribuídas para os municípios. A campanha de vacinação iniciou no dia 17 de abril e foi prorrogada até 9 de junho, com objetivo de imunizar mais de 140 mil pessoas, correspondente a 90% do público-alvo.

O público-alvo pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde) que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A gerente explicou que a real cobertura vacinal do Estado só poderá ser conferida após o encerramento da campanha, pois geralmente os municípios recebem o prazo de dez dias para lançarem os dados no sistema do PNI (Programa Nacional de Imunização).

Inicialmente, os grupos prioritários para a vacinação são: crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, puérperas (mulher que está em recuperação da gravidez, até 45 dias), trabalhador de saúde, indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade. Professores das escolas públicas e privadas foram incluídos no grupo esse ano.

INFLUENZA – Comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante. Existem três tipos de vírus influenza, A, B e C e entre os subtipos o mais conhecido é a H1N1.