Cotidiano

Vacinação contra a gripe começa hoje

Este ano professores da rede pública e privada fazem parte do grupo prioritário da campanha que vai até o dia 26 de maio.

O Ministério da Saúde dará início hoje à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A meta é vacinar mais de 54 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários em todo o país. Esse ano a campanha teve início mais cedo em virtude das mudanças climáticas e também porque, diferentemente do que ocorreu no ano passado, quando o maior número de registros foi do vírus H1N1, neste ano a maior circulação tem sido do tipo H3N2, que também é um dos tipos de influenza. Ainda segundo o Ministério da Saúde, a antecipação busca imunizar as pessoas antes do período do inverno, e como a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito, o ideal é que as pessoas dos grupos prioritários (ver quadro) procurem logo os postos de saúde.  

Segundo a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), que fará o lançamento da campanha hoje, a partir das 8 horas no Auditório da Universidade Federal de Roraima (UFRR), os postos de Roraima terão 196.100 doses disponíveis, 90.000 delas só para a capital.

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas. Esse ano entrou como prioridade os professores da rede pública e privada, pessoas privadas de liberdade – o que inclui, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas sócio-educativas – e os funcionários do sistema prisional.

Calendário

A Prefeitura de Boa Vista, através de sua assessoria divulgou que os profissionais de saúde terão preferência para a vacinação no período de 17 a 29 de abril. Já os professores da rede pública e privada poderão se vacinar contra a gripe nos dias 2 e 3 de maio, segundo divulgado pelo Ministério da Saúde.

“Pela primeira vez, o Brasil está vacinando os professores contra a influenza. São profissionais que têm contato com dezenas de alunos diariamente, ficando expostos à contaminação”, ressalta o Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

A campanha acontecerá até o dia 26 de maio, e neste período toda a pessoa que compõe o grupo prioritário pode procurar os postos de saúde dos seus municípios.

VACINA ANUAL

A Vacina contra a Influenza precisa ser modificada todos os anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em virtude das constantes mutações do vírus, por isso a importância do reforço anual, principalmente para grupos chamados prioritários. Segundo ainda a OMS, a chamada vacina contra gripe não é permanente e dura cerca de 9 meses, o que faz com que a dose precise ser modificada todos os anos.

Pessoas sentindo febre, dores no corpo e demais sintomas de gripe, deverão esperar a melhora antes de receberem a dose contra o vírus. A única contra-indicação é para alérgicos a ovos, uma vez que na elaboração da vacina existe uma etapa em que o vírus cresce em ovos, e por isso pode levar a proteína deste alimento para a vacina. Estas pessoas devem procurar seu médico para serem avaliados antes de tomarem a vacina.

PARTICULAR

Quem não faz parte do grupo prioritário (quadro), pode tomar a vacinação na rede privada, que segundo pesquisa feita pela reportagem custa no mercado local R$ 120,00 por dose.

A diferença entre a vacina da rede pública e a privada está nas versões delas. Enquanto a pública a dose é trivalente, que imuniza contra três tipos de vírus, a da particular é a quadrivalente/tetravalente, que imuniza contra quatro tipos de vírus. Em ambos os casos está incluída a imunização contra o H1N1, que é um vírus influenza do tipo A. A vacina quadrivalente, além de imunizar contra os três vírus da trivalente, também protege contra um vírus influenza do tipo B.