Cotidiano

Vagas de estágio registram aumento de 40% em um ano

O ano de 2018 chega ao seu terceiro mês e, com ele, novos ares aos jovens que procuram se inserir no mercado de trabalho. Não é novidade que o cenário econômico brasileiro enfrentou momentos conturbados nos últimos anos, mas, se por um lado os jovens foram os mais afetados na procura por emprego, por outro eles já podem respirar mais aliviados. É o que apontam os índices do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). 

De fevereiro de 2017 a fevereiro deste ano, as vagas de estágio em Roraima tiveram um aumento de 40%. O crescimento é considerado significativo pela supervisora da unidade do Ciee em Roraima, Leidiane Farias Pontes, tendo em vista a oportunidade de inserção ao mercado de trabalho por meio do estágio. “É uma qualificação profissional, a partir daí o jovem fica preparado para o primeiro emprego”, disse.

Não há um perfil padrão para a seleção. De maneira geral, Leidiane contou que a maioria das empresas exige proatividade e habilidade na área procurada. Pelo fato de o programa abranger diversas áreas de atuação, cada instituição pode ter sua preferência. Na área de Direito, por exemplo, geralmente são selecionados jovens que estejam cursando o 4º e o 5º semestre.

O estágio de estudante possui algumas particularidades, conforme previsto na Lei 11.788 de 2008. Para participar da seleção, o jovem precisa ter no mínimo 16 anos e estar obrigatoriamente estudando, seja em nível Médio, Técnico ou Superior. Após a inscrição ao programa, feita on-line, o Ciee realiza uma triagem sistêmica de acordo com o perfil, curso, áreas de atuação, horário e idade.

Uma vez selecionado, o jovem é procurado para receber a vaga. Caso esteja de acordo, ele é encaminhado à empresa, que realiza um processo seletivo de forma presencial. “O estágio abre portas e, além de enriquecer o currículo, te habilita profissionalmente”, ressaltou Leidiane. Segundo a supervisora, os jovens em dúvida de qual carreira seguir podem acessar o site do Ciee (www.ciee.org.br) para se cadastrar e concorrer a uma vaga.

ÁREAS – Entre as diversas áreas oferecidas pelo Ciee, a maioria das vagas é destinada ao setor da Administração, Pedagogia, Direito, Contabilidade e Recursos Humanos, além das vagas destinadas aos jovens que estão cursando o Ensino Médio. Mesmo sem possuir um vínculo empregatício, a empresa pode contratar o jovem por até dois anos, desde que ele esteja regularmente matriculado. (A.G.G)