Geral

Valda Beatriz conquista vaga na Seleção Brasileira de Karatê

Roraimense de apenas 13 anos é a primeira mulher no Estado a ser convocada

Uma conquista para entrar na história do esporte roraimense: a karateca Valda Beatriz, da Federação Roraimense de Karatê, conquistou vaga na Seleção Brasileira de Base, na Seletiva Nacional, realizada nesse final de semana, em Belo Horizonte – MG. Apesar de ter apenas 13 anos, Valda é a primeira mulher roraimense a integrar a Seleção Brasileira de Base (12 a 20 anos) da modalidade.

Valda que também conquistou a medalha de bronze na sua categoria, na etapa classificatória do Campeonato Brasileiro Karatê, não escondeu que o seu objetivo principal, era sim o Meeting.

“Meu objetivo era integrar a seleção. E eu estou me sentindo confiante em trazer uma medalha para o Brasil, com foco, determinação e confiança acima de tudo. E claro, muita fé em Deus. Espero ganhar ainda mais experiência, fazer novas amizades e colocar tudo aquilo que eu treinar e aprender com eles, em prática”, disse.

Juntamente com a seletiva, foi realizada a etapa classificatória do Campeonato Brasileiro Karatê, que além de Valda, contou com a participação de outros sete atletas, compondo a delegação roraimense. E os nossos representantes fizeram bonito.

Eles conquistaram nove medalhas, sendo quatro de ouro, três de prata e duas de bronze, colocando Roraima na oitava colocação geral da competição, entre dezenove Estados participantes, sendo o primeiro lugar da Região Norte, superando Pará, Amazonas, Tocantins e Rondônia.

SHOW DE MEDALHAS – Conquistaram medalhas de ouro as atletas Anna Ximenes (Kumite, Sub-21, – 50 Kg, Divisão Especial), Brenda Espara (Kumite, Sênior, Divisão de Novos), Natanael Leite (Kumite Júnior, -55 Kg, Divisão de Novos) e Jordana Soares (Kata Sub-14, Divisão Especial).

Com a prata, ficaram Gabriel Marques (Kumite, Júnior, -68 Kg, Divisão Especial) Elison Costa (Kumite Júnior, -55 Kg, Divisão Especial) e Jordana Soares (Kumite Sub-14, -47 Kg, Divisão Especial).
Trouxeram o bronze as karatecas Angélica Gyovanna (Kumite, Júnior, -59 Kg, Divisão Especial) e Valda Beatriz (Kumite Sub-14, -42 Kg, Divisão Especial).

“Esta foi a melhor participação de Roraima em todos os tempos. Nunca tínhamos conquistado tantas medalhas em um evento nacional. A atuação da equipe chamou atenção de muitos dirigentes. Os atletas foram elogiados e recebemos até um convite para montar um núcleo do Clube de Karatê Vasco da Gama. Acreditamos que estamos vivendo uma nova fase do karatê em Roraima, agora, com o Karatê sendo uma modalidade olímpica”, explicou o presidente da Federação Roraimense de Karatê, Oberlan Jones.
A etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê acontece em outubro, na cidade de Contagem, em Minas Gerais.

SELETIVA – Seis atletas roraimenses disputaram a Seletiva Nacional de Karatê, para formação da Seleção Brasileira de Base, categorias de 12 a 20 anos. Jordana, Elison e Gabriel foram eliminados nas primeiras rodadas, apesar da boa atuação.
Anna Ximenes e Angélica Gyovanna caíram nas semifinais, ficando em terceiro lugar em suas respectivas categorias. Já Valda Beatriz, conquistou a almejada vaga na Seleção Brasileira de Karatê, tornando-se a primeira mulher a representar Roraima na seleção brasileira da modalidade e a segunda atleta do Estado a conquistar o feito. O primeiro foi o sensei Oberlan Jones, na década de 90.
Valda integrará a delegação da seleção brasileira que participa do Campeonato Sul-Americano de Karatê, em Guayaquil, Equador, entre os dias 23 e 29 de abril de 2018.
A delegação Roraimense foi composta pelo árbitro e chefe da delegação (sensei Oberlan Jones), um técnico (Everaldo Bezerra) e oito atletas (Jordana Soares, Valda Beatriz, Angélica Gyovanna, Elison Souza, Natanael Leite, Gabriel Marques, Brenda Espara e Anna Ximenes).

MEETING – No último dia do evento, os atletas da categoria sênior disputaram o Meeting Nacional, para integrantes da Seleção Brasileira Pré-Olímpica de Karatê.
No evento, Roraima foi representado pelo sensei Oberlan Jones, compondo o quadro de árbitros, na função de bandeira, na luta do bicampeão mundial Douglas Brose contra Edmilson Santos. Ele também atuou nas rodadas de definição do Kata, se destacando positivamente.
O próximo desafio para os karatecas roraimenses será a Copa Hien Kan de Karatê, em homenagem aos 30 anos da Associação Hien Kan. A competição está marcada para o dia 6 de maio, no Ginásio do 6º BEC.