Polícia

Veículos desaparecidos da Prefeitura de Uiramutã são localizados em Boa Vista

Atual prefeito do município foi quem encontrou os veículos e acionou a Polícia Civil

A Polícia Civil, com auxílio da Prefeitura de Uiramutã, localizou no final de semana quatro veículos que pertencem ao município e que haviam sumido. Um ônibus escolar, uma caminhonete, um caminhão-pipa e um trator foram encontrados em um terreno no bairro Pricumã, em Boa Vista, onde já teria funcionado uma representação de Uiramutã na capital.

Os veículos foram localizados pelo atual prefeito de Uiramutã, Manuel da Silva Araújo (PP), o “Dedel”. “Eu me lembrei do local que funcionava a representação da prefeitura aqui na cidade e resolvi dar uma checada. Subi na carroceria do meu carro e, por cima do muro, vi os veículos. Assim que confirmei se tratar dos veículos que sumiram de Uiramutã, liguei para polícia e solicitei que fizessem os procedimentos legais”, disse.

De acordo com o chefe de investigações da Delegacia de Pacaraima, responsável pela Operação Jatevu, Ailton Marcos, os veículos foram apreendidos e devem ser restituídos à Prefeitura de Uiramutã. “A Prefeitura já perdeu bastante, assim como a população, principalmente por conta do veículo que fazia o transporte escolar”, disse.

O prefeito de Uiramutã afirmou à Folha que as crianças da Comunidade do Tamanduá, por exemplo, estão sem estudar por conta da falta do veículo escolar. “Tava sem carro e não tinha como levar as crianças de algumas comunidades para a sede de Água Fria. O ônibus tinha sumido e as crianças estavam sendo prejudicadas”, afirmou.

Segundo Ailton Marcos, as investigações continuam. “Continuamos colhendo provas, porque cada vez mais aumentam as provas contra o ex-prefeito. Esse é o momento que a gente verifica in loco o que ele fazia, como esconder veículos, bens públicos. A Delegacia de Pacaraima continua trabalhando de forma efetiva para tentar elucidar o quanto antes todos os crimes cometidos”, explicou.

O chefe de investigações disse ainda que nesta semana alguns processos devem ser restituídos à Prefeitura de Uiramutã. “Já estamos terminando as investigações nos processos e a restituição de mais alguns processos vai ser feita para que a gestão possa continuar com o trabalho, verificar todos os processos anteriores, se há obras inacabadas, se houve algum tipo de crime nos processos da gestão anterior”, afirmou.

Quanto aos outros bens da Prefeitura de Uiramutã que sumiram, Ailton Marcos assegurou que as buscas continuam. “Tudo que era da Prefeitura sumiu. O prefeito continua fazendo um levantamento para saber o que tinha lá e desapareceu”, disse, acrescentando que um veículo ainda precisa ser localizado. O dono do imóvel deverá ser notificado para dar explicações sobre o motivo de os veículos estarem guardados no local.

JATEVU – A Operação Jatevu, deflagrada pela Polícia Civil em janeiro deste ano, investiga o desaparecimento de documentos, equipamentos e materiais da Prefeitura de Uiramutã após as eleições de 2016.

Durante as investigações, a Polícia Civil teve acesso às imagens da câmera de segurança do prédio da Representação em Boa Vista. As imagens mostraram que, no dia 29 de dezembro, dois dias antes da posse do novo prefeito, funcionários retiraram diversos documentos do local. Ficou comprovada também a ausência de documentos, inclusive processos licitatórios, do período compreendido entre 2008 e 2016, durante os dois mandados do ex-prefeito Eliesio Cavalcante. Após a identificação dos envolvidos, foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva, inclusive contra o ex-prefeito, 11 de condução coercitiva e 20 de busca e apreensão.