Cultura

Veja cuidados com a técnica que elimina varizes

O tratamento serve para eliminar ou diminuir as varizes e pode ser feito a laser

A escleroterapia é uma técnica usada para tratamento de varizes, frequentemente feita nos membros inferiores, podendo também ser utilizada em outras áreas. Consiste na administração de um medicamento dentro do vaso doente, criando uma reação inflamatória que fará esse vaso desaparecer lenta e progressivamente.

De acordo com o cirurgião vascular Guilherme Bortolon, o tratamento serve para eliminar ou diminuir as varizes e pode ser feito a laser, com espuma ou com glicose.

“Escleroterapia, também conhecida popularmente como aplicação, é um tratamento no qual se promove um tipo de “inflamação” na veia que está sendo tratada com o objetivo de fechá-la, fazendo assim, com que o vasinho ou a variz desapareça”, explica.

Em termos gerais, existem dois tipos de tratamento de escleroterapia: (1) a líquida, indicada para o tratamento de vasinhos e veias reticulares e (2) a escleroterapia com espuma, indicada para o tratamento de varizes, que são veias grandes, dilatadas, com relevo na pele.

A escleroterapia química é feita no consultório médico, dura cerca de 1 hora e não necessita de anestesia. Se o tratamento for para tratar varizes pequenas, os resultados podem ser visíveis em cerca de 3 a 6 semanas. Em veias muito grandes pode ser necessário esperar cerca de 3 a 4 meses.

“A escleroterapia tradicional é um tratamento moderno e muito procurado pelos pacientes, pois resolve o problema funcional e estético da doença venosa de forma rápida e sem exigir repouso absoluto ou afastamento das atividades laborais”, explica. Quanto às atividades físicas, o médico sugere que elas sejam evitadas no dia do tratamento.