Cotidiano

Veja o que abre e fecha neste feriado prolongado

Alguns órgãos funcionarão em regime de plantão.

Por conta do feriado de Finados, nesta quinta-feira, 2, alguns serviços oferecidos à população vão sofrer alterações em Roraima. Nas repartições públicas, as atividades só retornarão à normalidade na próxima segunda-feira, 6, já que haverá ponto facultativo na sexta-feira, 3.

Alguns órgãos funcionarão em regime de plantão, enquanto aqueles serviços considerados essenciais vão permanecer com as rotinas inalteradas.

SAÚDE – Na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), as unidades que realizam atendimentos de urgência e emergência do Hospital Geral de Roraima (HGR), Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) e Pronto Atendimento Cosme e Silva (PACS) funcionarão normalmente.

Durante esse período, segundo a Sesau, haverá reforço nas equipes das unidades que atuam no recebimento de casos médicos de urgência e emergência, tanto na capital quanto no interior do Estado, e a Central Estadual de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) manterá suas atividades normais, durante 24 horas, por todo o feriadão.

HEMORAIMA ​– Para reforçar o estoque de bolsas sangue durante o feriado prolongado, o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) anunciou que estará funcionando em horário especial na sexta-feira, 3, no horário das 7h30 às 12h. A unidade está localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro Aeroporto, zona Norte.

SEGURANÇA PÚBLICA – A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) informou que desde às 19h30 de hoje, 1º, todos os flagrantes estão sendo direcionado à Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial (5ºDP), localizado no Distrito Industrial, devendo permanecer assim até às 7h30 da segunda-feira, 6.

A Sesp reforçou ainda que os registros de Boletim de Ocorrência (B.O) serão realizados normalmente em todas as delegacias do Estado, por meio do regime de plantão dos agentes. Da mesma maneira, o Instituto de Medicina Legal e o Instituto de Criminalística também vão funcionar sob plantão para atender às solicitações das autoridades policiais sempre que se fizer necessário.

BOMBEIROS – O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) confirmou que reforçará o efetivo operacional durante todo período de feriado prolongado em todo o Estado.

Especificamente no domingo, 5, haverá reforço de militares especialistas em salvamento aquático, que farão patrulha fluvial nos rios Cauamé e Branco, percorrendo os balneários concentrados na parte urbana da capital. A atividade visa conscientizar a população sobre a importância na prevenção de acidentes aquáticos nessas localidades.

Ainda segundo o CBM, na capital, os serviços de monitoramento e combate a incêndios contará com dois caminhões da Companhia de Combate a Incêndio (CCI), com capacidade para 5 mil litros de água. Os veículos ficarão na prontidão dos pelotões de bombeiros localizados na zona Leste e Oeste.

As atividades também vão contar com suporte de uma ambulância da Companhia de Atendimento Pré-hospitalar (CEPH) e uma pick-up extra equipada com materiais de combate a incêndio florestal com três militares para atender as ocorrências de incêndio na parte urbana e rural de Boa Vista; além de duas caminhonetes, sendo uma do comandante do socorro e outra da Companhia de Busca e Salvamento (CBS).

Já no interior do Estado, mais especificamente nos municípios de Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima, os bombeiros manterão diariamente os serviços nas companhias com caminhões de combate a incêndios e equipes do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). Em todos os quartéis há mergulhadores escalados nos plantões.

Todas as ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, afogamentos, incêndios em residências, comércios e veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente ao telefone 193 ou pelo telefone 199 da Defesa Civil nos casos de desastres naturais.

BANCOS – De acordo com o Sindicato dos Bancários de Roraima (Sintraf-RR), as redes bancárias do Estado não irão funcionar nesta quinta-feira, 2. Os boletos com vencimento com essa data serão automaticamente transferidos para a sexta-feira, 3, data de retorno das atividades que esse mês está sob influência do horário brasileiro de verão.

DEFENSORIA PÚBLICA – As atividades da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) ficarão suspensas nesse período, devendo retornar ao normal na segunda, 6. Durante esse período, o atendimento do órgão funcionará em regime de plantão, nas audiências de custódia.

PREFEITURA – A Prefeitura de Boa Vista informou que apenas os serviços de coleta de lixo domiciliar, Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), serviços da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e a Central de Atendimento 156 vão permanecer em funcionamento durante o feriado, enquanto as repartições públicas permanecerão fechadas até o domingo, 5, retornando à normalidade na segunda-feira, 6.

Já em relação ao transporte coletivo, a Administração Municipal informou que durante o feriado de finados, 2, os ônibus vão circular com 85% da frota e táxi-lotação de 8h às 12h; enquanto na sexta-feira, 03, ponto facultativo, haverá ampliação de horário no funcionamento dos lotações até às 20h.

No sábado, 4, a frota de ônibus continuará funcionando com 85% e o táxi-lotação vão reduzir o tempo de atividade para até às 14h; enquanto no domingo, os serviços serão executados com frota de 65% dos ônibus e tempo de funcionamento dos táxis das 8h ao meio-dia. Caso haja aumento da demanda, a prefeitura disponibilizará ônibus extras para a população.

CEMITÉRIOS – Por conta da expectativa de visitantes, os cemitérios da capital vão ampliar o horário de visita durante todo o dia de Finados. No Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente, zona Sul, por exemplo, o horário de abertura dos portões ocorrerá às 6h, indo até às 22h. Já no Cemitério Parque Campo da Saudade, no bairro Centenário, zona Oeste, os portões serão abertos às 06 horas e a visitação poderá ser feita até às 21 horas. (M.L)

Mais detalhes na Folha impressa desta quinta-feira,02.