Cotidiano

Veja o que funciona durante o feriado prolongado de São Sebastião

Segundo o Governo e a Prefeitura, neste período, serão mantidos apenas serviços essenciais

Nesta sexta-feira, 20, será feriado de São Sebastião, padroeiro de Boa Vista. Por conta disto, as administrações Estadual e Municipal vão adotar regime especial de atendimento nos seguintes setores:

ESTADO

SAÚDE: Durante o feriado prolongado, as unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência como o Pronto Atendimento Airton Rocha (PAAR), Hospital Geral de Roraima (HGR), Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) e Pronto Atendimento Cosme e Silva (PACS) funcionarão normalmente.

As unidades de saúde do Interior do Estado que possuem o serviço de urgência e emergência também funcionarão ininterruptamente para esta finalidade. A Central Estadual de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também manterá as atividades normais, durante 24 horas.

Já as unidades que fazem atendimento ambulatorial e especializado, bem como os setores administrativos, não funcionarão neste dia, retomando as atividades na segunda-feira, 23.

SEGURANÇA: A Polícia Civil informa que durante o feriado, os Distritos Policiais (DPs) e a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher DEAM), funcionarão ininterruptamente apenas para registro de Boletins de Ocorrência.

A Central de Flagrantes, que atende no prédio do 5º Distrito Policial (5ºDP), localizado no Distrito Industrial, atenderá as situações de flagrante delito, em regime de plantão, a partir das 19h30 desta quinta-feira, 19, até as 07h30 da segunda-feira, 23. No interior, todas as unidades policiais estarão funcionando em regime de plantão, durante 24 horas.

CORPO DE BOMBEIROS: O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) reforçará o efetivo de serviço no feriado prolongado de São Sebastião, iniciando nesta sexta-feira, 20. Durante os três dias serão empregados bombeiros especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento aéreo, salvamento terrestre, mergulho e guarda vidas.

Em Boa Vista, o serviço funcionará com dois caminhões da Companhia de Combate a Incêndio, um com capacidade para 10 mil litros de água cada e outro de 5 mil litros; uma ambulância da Companhia de Atendimento Pré-hospitalar e duas caminhonetes, sendo uma do comandante do socorro e outra da Companhia de Busca e Salvamento.

Em Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima os bombeiros manterão diariamente os serviços nas companhias com caminhões de combate a incêndios e equipes do Grupamento de Busca e Salvamento. Rorainópolis também possui equipe do Resgate. Em todos os quartéis há mergulhadores escalados nos plantões. Serão empregados diariamente 65 bombeiros.

Todas as ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, afogamentos, incêndios em residências, em comércios e em veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente ao telefone 193.

GUARDA-VIDA: No domingo, 22, o Corpo de Bombeiros disponibilizará uma equipe com quatro guarda vidas na Praia Grande. Os militares atuarão com embarcação e equipamentos de mergulho.

CAERR: A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) vai funcionar em regime de plantão durante o feriado de São Sebastião, nesta sexta-feira, 20, para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias. As agências de atendimento estarão fechadas.

A Companhia orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante o feriado, que entrem em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento, 0800.280.9520, das 8h às 18h, o aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android) ou por meio do portal da Companhia, www.caer.com.br.

 

MUNICÍPIO

Já a Prefeitura de Boa Vista informou que as repartições públicas municipais e as unidades básicas de saúde não funcionarão nesta sexta-feira, 20. Os serviços serão retomados na segunda-feira, 23.

Apenas os serviços essenciais funcionarão no feriado prolongado, como coleta de lixo domiciliar, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), serviços da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e a Central de Atendimento 156.

Transporte Público: Na sexta-feira, 20, os ônibus circularão com 75% da frota e táxi lotação de 08h ao meio dia. No sábado, 21, o transporte público funcionará no horário habitual. Os táxi lotação das 06h às 14h e a frota de ônibus com 75%. No dia 22, domingo, os táxi lotação vão funcionar das 08h ao meio dia e os ônibus circularão com 75% da frota.

 

EDUCAÇÃO

Por meio de Nota, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) informou que não haverá atividades nos campus Boa Vista e Bonfim, devido ao feriado. Já os demais, Amajari e Novo Paraíso, funcionarão normalmente.

Judiciário

O Poder Judiciário de Roraima suspenderá o expediente na Comarca de Boa Vista nesta sexta-feira, 20, em virtude do feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade, ficando suspensos os prazos processuais na referida data. As comarcas do interior terão expediente normal.

 

Com informações do Governo do Estado, Prefeitura de Boa Vista e IFRR.