Cotidiano

Venda de carros novos cresce 12% em relação ao ano passado

A venda de veículos novos para pessoas físicas e empresas teve aumento em Roraima. Conforme o Sistema Nacional de Gravames (SNG) e a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), no primeiro semestre deste ano, foram comprados 2.577 automóveis, um aumento de 12,1% se comparado ao mesmo período de 2016. 

“Houve aumento nas vendas e principalmente o que vemos foi o aumento pela procura dos carros novos. Na venda de carros há duas modalidades, pessoas físicas e jurídicas. Na física a venda de estoque de carros novos, de janeiro a julho deste ano, foi de 1.743 carros”, disse o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos em Roraima (Sindiveículos-RR), Vitor Hugo Castro Perin.

Com o objetivo de elevar o índice das vendas, as concessionárias implementaram estratégias para atrair a clientela, como aceitar o automóvel usado ou seminovo do cliente como entrada para a compra de outro veículo e diminuir as taxas de juros. “No semestre passado, o Sindicato organizou um feirão, em que trouxemos ofertas para o mercado. As ofertas estão atreladas às vantagens que os fabricantes trazem, constantemente damos bônus e diminuição de taxa para tentar atrair o cliente”, explicou.

Conforme Perin, o aumento poderia ser ainda mais significativo, não fosse a dificuldade na obtenção de crédito imposta pelos bancos. “O que enxergamos é que muitos clientes têm dificuldade de aprovação de crédito pelos bancos, pois ainda estão se regularizando da crise e limpando os nomes. As instituições financeiras enxergam restrição grande num passado recente, o que dificulta a análise de crédito”, explicou.

Ele destacou que os reflexos da crise financeira que atingiu o País estão diminuindo para o mercado automotor, já que a procura por parte da população tem aumentado nos últimos meses. “Um fator é o aumento da compra pelas locadoras de carros, mas também pelo melhoramento dos créditos para as empresas pelos bancos. A expectativa é que exista uma melhora, até porque há uma procura e fluxo de loja, o cliente quer comprar o carro novo, apesar da dificuldade na aprovação, a intenção é ter o carro novo”, frisou. (L.G.C)