Cotidiano

Vendas de milho para pequenos criadores crescem 89,3% em Roraima

Demanda se deve à decisão do Governo Federal ao fixar o preço da saca de 50 kg por R$ 27,50

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assegurou 4,61 mil toneladas de milho, ao longo de 2017, a pequenos criadores de Roraima que utilizam o grão como ração para seus rebanhos.

O volume, comercializado por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB), é 89,3% superior às 2,43 mil toneladas negociadas em 2016. Foram beneficiados 2.663 pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos, entre outros.

Aumento expressivo na demanda pelo milho se deve à decisão do governo federal de fixar o preço da saca de 50 kg por R$ 27,50, em Roraima. O valor subsidiado foi autorizado pela Portaria Interministerial nº 780 de abril de 2017, e prorrogado pela Portaria 2546 de 21 de dezembro. Cada produtor pode adquirir até 10 toneladas por mês, de acordo com seu plantel.

O Programa de Vendas em Balcão visa facilitar o acesso de pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte a produtos agrícolas essenciais à produção, por meio da venda direta dos estoques públicos a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais. Em Roraima, o programa é executado na Unidade Armazenadora de Boa Vista.