Política

Venezuela está oficialmente suspensa do Mercosul

A informação foi confirmada nessa sexta-feira, 02, pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra

A Venezuela está suspensa do Mercosul. A informação foi confirmada nessa sexta-feira, 02, pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, durante lançamento da campanha de combate ao Aedes Aegypti, em uma escola da zona Oeste de São Paulo (SP).

Serra ressaltou que o governo do presidente Nicolás Maduro já havia sido advertido quanta a possibilidade, já que a mesma não estava cumprindo com algumas condições do bloco.

“Já tinha sido anunciado [que a Venezuela seria suspensa do bloco econômico] se não cumprisse certos requisitos, e foi”, ressaltou o ministro, que evitou comentar ou dar detalhes sobre o assunto.

A decisão sobre a Venezuela está relacionada ao vencimento do último prazo acordado em setembro para que Caracas cumprisse suas obrigações de adesão ao Mercosul.

Os chanceleres dos países fundadores bloco (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) elaboraram um comunicado no qual explicam que a Venezuela não cumpriu seus acordos.

A decisão de suspender o país do bloco já era algo esperado e que já vinha se consolidando desde que os demais sócios bloquearam, em julho passado, o acesso do país à presidência semestral do Mercosul. Em setembro, os quatro países fundadores decidiram ocupar o posto de forma colegiada e intimaram o governo do presidente Nicolás Maduro a adotar até 01º de dezembro todos os compromissos de adesão. Entre eles, a livre circulação de mercadorias entre os países do Mercosul e a cláusula democrática.

Na última terça-feira, 29 de novembro, a Venezuela se declarou disposta a aderir a um dos acordos comerciais pendentes (aquele relacionado às tarifas comuns e à livre circulação de bens).

“Finalizadas as revisões técnicas, a Venezuela se encontra em condições de aderir ao Acordo de Complementação Econômica”, afirmou a ministra das Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, em uma carta dirigida aos governos da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Com informações da Agência Brasil.