Política

Venezuelanos poderão ter residência permanente no Brasil

Imigrantes venezuelanos que estiverem sem antecedentes criminais no Brasil e comprovem capacidade de manter próprio sustento, podem requerer residência permanente

As regras aplicadas pelo Governo Federal em relação ao tempo de permanência de imigrantes venezuelanos no Brasil foram flexibilizadas, segundo medida administrativa publicada nesta quinta-feira, 15.

Com a nova medida, imigrantes venezuelanos que estiverem com residindo de forma temporária no país por dois anos, sem antecedentes criminais no Brasil e comprovem capacidade de manter próprio sustento, podem requerer residência permanente.

Vale ressaltar que tal requerimento precisa ser feito três meses antes do vencimento do visto de permanência temporária de dois anos.

Estimativas apontam que cerca de 800 imigrantes chegam diariamente a Roraima, fugindo da crise humanitária na Venezuela pela cidade de Pacaraima, ao norte do estado.

Dados oficiais indicam que atualmente existem 40 mil venezuelanos em Boa Vista e que apenas em 2018, mais de 24 mil venezuelanos entraram no Brasil por Pacaraima.