Cotidiano

Venezuelanos são retirados da Praça Simón Bolivar

Novo abrigo localizado na Avenida Carlos Pereira de Melo no bairro Jardim Floresta

Adriana Fajanaro é uma das venezuelanas transferidas para o novo abrigo localizado na Avenida Carlos Pereira de Melo no bairro Jardim Floresta. A imigrante veio da região de El Tigre com a filha de um ano à procura de uma oportunidade no Brasil. “Cheguei no Brasil há dois meses, e tive que deixar ainda dois filhos com meus familiares na Venezuela, talvez a mudança para o abrigo seja essa oportunidade para eu me estabelecer, conseguir um emprego e poder mandar dinheiro para eles. A situação é muito díficil e não havia outra solução a não ser vir em busca de trabalho e mantimentos aqui” contou.

Ela faz parte do grupo de 200 imigrantes que estão sendo transferidos em uma ação que ocorre na tarde desta quarta-feira (21). A retirada é realizada pela parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura de Boa Vista, Exército brasileiro, Acnur e Governo Federal.

O novo abrigo irá oferecer um galpão, banheiros químicos e espaço para barracas, além de alimentação que será fornecida pelo Exército. O foco são mulheres grávidas, crianças, portadores de necessidades especiais e idosos em situação vulnerável que receberam uma pulseira de identificação.

A prioridade foi definida após um trabalho de cadastro e identificação das dezenas de famílias que vivem na Praça Simón Bolívar, selecionando assim as pessoas que estão mais expostas a vulnerabilidades. Homens e mulheres solteiras devem ser abrigados posteriormente.

A área onde fica o novo abrigo chegou a ser utilizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) para treinamento de soldados da corporação. O prédio privado foi alugado pela Acnur pelo período de dois meses e tem capacidade para 1.000 pessoas.