Política

Vereador diz ser importante povo participar das sessões itinerantes

Recentemente, foi divulgada a agenda das sessões itinerantes que serão realizadas em maio, pela Câmara Municipal de Boa Vista. Para o vereador Vavá do Thianguá (PSD), a iniciativa é importante pelo contato direto, permitindo aos moradores melhor se prepararem para ir aos eventos.

Em entrevista ao programa Agenda Parlamentar, na Rádio Folha AM 1020, sábado, 21, o vereador informou que as sessões de maio serão realizadas somente em bairros da zona oeste. A primeira no Jardim Olímpico, no dia 3.

A segunda, no dia 10, no Araceli e a terceira, dia 17, no Senador Hélio Campos. A última será dia 24, no Alvorada. A realização das sessões itinerantes foi aprovada por unanimidade dos vereadores.

IMPORTÂNCIA – Nas sessões, os moradores podem participar de forma ativa. Para Vavá, isso é importante ao trabalho dos vereadores. Ele afirma que ano passado os parlamentares promoveram várias ações do tipo e tiveram retorno da população.

“A população chega e fala o que quer, o que está sentindo e o que necessita. A gente não tem o conhecimento de certas coisas que acontecem no bairro. Às vezes alguém mora distante e não tem condições de ir à Câmara”, afirmou. “A sessão itinerante é importante por isso. Para ouvir a população”, completou.

O parlamentar explica que todos os depoimentos dos moradores são anotados em relatório e separados por competência (municipal, estadual ou federal). Nas questões de responsabilidade do município, podem virar indicações. Quando as demandas são da competência do Estado ou do Governo Federal, o fato é esclarecido à população.

“A gente leva a informação. Eles trazem a reclamação. Se for de competência nossa, a gente procura ver os órgãos competentes. Se for de outro poder que não municipal, a gente orienta como buscar os direitos”, afirmou. “Com as sessões, a população começa a entender o papel da Câmara, de indicar e cobrar do executivo municipal”, disse Vavá.

AUDIÊNCIAS – Além disso, a Câmara Municipal também divulgou a realização de três audiências públicas: a primeira dia 2 de maio, para tratar sobre o desligamento do sinal analógico de televisão. A audiência foi requerida pelo vereador Zélio Mota (PSD).

A segunda acontece dia 10. A audiência requerida pela vereadora Dra. Magnólia (PPS) é sobre a Campanha da Fraternidade da Igreja Católica em 2018: “Fraternidade e Superação da Violência”.

A terceira, requerida pelos vereadores Professor Linoberg (Rede) e Pastor Jorge (PSC), acontece dia 25. Desta vez o debate terá como tema ações e políticas públicas sobre a Educação Especial na rede municipal de ensino.