Vereadores brigam na Câmara de Boa Vista; Veja o vídeo

Confusão foi parar na delegacia de polícia e teve até registro de ocorrência

Um vídeo gravado na Câmara Municipal de Boa Vista, mostra uma confusão entre dois vereadores que interrompeu a sessão de hoje (28) e virou caso de polícia.

As imagens mostram o momento em que o vereador Julio Cézar (PRP) bastante nervoso, disse que as atitudes do presidente da Câmara Municipal, Edilberto Veras(PP) eram atitudes de ‘bandido’.

O parlamentar se levantou e foi em direção a mesa diretora e uma possível briga foi evitada pelo vereador Manoel Neves, que se colocou entre os dois parlamentares, que apesar da distancia, continuaram gritando um para o outro.

Ouça o Audio

O vereador Edilberto Veras (PP), presidente da Câmara Municipal, registrou ocorrência no 1º Distrito Policial (DP) e conta que se sentiu ofendido e ameaçado pelo colega parlamentar. 

Segundo o parlamentar,  seria votado um Requerimento na Câmara para que a sessão de terça feira da próxima semana fosse realizada ontem, 28 mas ao chegar na sessão, o vereador Júlio Cezar (PRP) disse que era contra esse requerimento já que eles teriam apenas até quarta feira para apresentar as emendas à LOA. “Foi explicado para ele que essa mudança não alteraria nada, já que o prazo para emendas são de 20 dias a contar da entrada na Comissão de Finanças e que independente de ter sessão ele poderia apresentar suas emendas  à qualquer dia até quarta feira diretamente na comissão. Não satisfeito com a explicação apresentou um requerimento verbal requerendo que o prazo para apresentar emendas fosse alongado por mais 15 dias” contou.

Por conta da situação, Veras  consultou a Procuradoria, que informou que não seria possível tal alteração pois se trata de um prazo estabelecido na lei orgânica e no regimento interno da casa. “Depois de muita insistência aceitei colocar o requerimento do vereador Júlio para apreciação e ao mesmo salientei que era um pedido inconstitucional”.

O presidente da Casa afirmou que ao colocar em votação o requerimento constatou que alguns vereadores haviam se retirado. “Ao informar ao parlamentar que não poderia dar continuidade à votação do requerimento, o vereador Júlio Cezar passou a atacar verbalmente, a Procuradoria, funcionários do apoio legislativo e não satisfeito também direcionou palavras de baixo calão a mim, enquanto presidente e ao final partindo para um ataque físico que só não obteve êxito graças ao vereador Manoel Neves que o conteve” afirmou.

OUTRO LADO – A confusão teria começado quando Cezar tentou aprovar um requerimento pedindo que o prazo de emendas para a LOA (Lei Orçamentária) fosse votado apenas na sessão de terça-feira (4). O requerimento não foi colocado para votação pelo presidente da Casa, o que estressou o vereador.

“Entrei com requerimento para que não antecipasse a sessão de terça-feira pois não daria tempo para protocolar as emendas . Fui contra adiantar a votação como queriam os outros vereadores e meu requerimento nem chegou a ser lido” disse o parlamentar. Ele afirmou também que apesar de ser vice presidente da Comissão de Constituição e Justiça e presidente da Comissão de Obras, nem quiseram apreciar seu requerimento enquanto tinha quorum.

“Eu tenho que fazer minha obrigação e minha parte e se a votação tem data não tem razão para antecipar. Meu direito. Falei que a Câmara era omissa e incompetente e falei que as atitudes não condiziam com o Parlamento. Encerraram a sessão para não ler e falei que quem não obedece o regimento é bandido. Foi isso que aconteceu. Eu acredito que agora vão voltar atrás e manter a sessão de terça-feira, pois vereador trabalha muito pouco e tem que trabalhar mais” concluiu Cezar.

CÂMARA – De acordo com a vereadora, candidata à prefeitura, Erisneide, foram momentos de terror, que passou durante os tiros, mas pretende seguir firme com sua candidatura.

“Fico muito preocupada, pois nossa cidade não é mais aquela pacata Rorainópolis que ajudamos a emancipar a tempos passados, não posso dizer quem foi o autor ou autores de mais um atentado e nem o motivo que os levaram a tomar mais essa atitude criminosa, e digo como mulher e mãe que essa situação me deixa bastante apreensiva, pois temo pela minha família. Todos sabem o que ocorreu ao meu irmão à poucos dias atrás, e ainda estamos tentando superar aquele horrível crime, e agora mais esse atentado, e tudo isso às vésperas das eleições, tem me deixado triste, mas tenho me sentido mais fortalecida para seguir em frente fime com minha campanha”, informou.

Veja o vídeo: