Cotidiano

Vereadores realizam inspeção no aterro sanitário de Boa Vista

Vereadores dizem que foram conhecer e analisar a destinação dos resíduos sólidos e verificar se existem problemas

Uma comissão de vereadores de Boa Vista, na tarde de ontem, 18, fez uma inspeção no lixão de Boa Vista, no trecho sul da BR-174, saída para Manaus (AM). Conforme o organizador da comitiva, vereador Ítalo Otávio, o objetivo é desenvolver projetos que amparem as famílias que moram no local e saber como funciona o local onde já foi um aterro sanitário.

“Nosso trabalho é fiscalizar qualquer órgão ou ação realizada pelo município. Este ano buscaremos desenvolver um trabalho em conjunto com a prefeitura para ajustar a realidade deste aterro. Hoje trouxemos os vereadores aqui para conhecer e analisar a destinação dos resíduos sólidos e verificar se existem problemas. Assim teremos subsídios para elaborar projetos e tomar decisões ao longo do nosso mandato”, destacou o vereador.

Outro objetivo da inspeção é buscar melhores condições de vida às pessoas que vivem no local. “A realidade das famílias que usam o lixão para sobreviver é muito triste. Elas vivem em condições subumanas, precárias e sem dignidade. A gente vê muita vontade por parte dos vereadores, então é importante trabalharmos juntos para que possamos encontrar um caminho melhor para essas pessoas”, completou Ítalo Otávio.

Rondinele Tambasa, outro vereador que fez parte da comitiva, ressaltou que a inspeção é uma ação inicial. “Nós já vínhamos conversando há alguns meses sobre fazer esta visita. A gente vê que a população carece de atendimento, principalmente as famílias que moram e trabalham aqui. Elas vivem em condições precárias e estamos dispostos a ajudar”.

Além da inspeção no lixão, outras visitas serão realizadas. “É um descaso do poder público o que acontece aqui. Por isso, iremos propor outras ações, visitas e projetos que visem a melhoria da qualidade de vida destes cidadãos. Precisamos ajudá-los. Além disso, serão feitas inspeções em outras entidades, sempre buscando o melhor à sociedade”, acrescentou.

O gerente operacional da empresa Sanepav – Saneamento Ambiental, responsável pelo aterro sanitário, Ítalo Melo, disse que, além dos vereadores observarem a vida de quem mora e sobrevive no local, eles constataram o método de operação do aterro.
“Nós os levamos à célula de resíduos domiciliares, que são os resíduos sólidos urbanos, e à célula de resíduos inertes, onde são despejadas as galhadas e os resíduos de construção civil. Também os levamos até a célula destinada aos resíduos de saúde, que é um local controlado e cercado, onde nenhum catador pode entrar devido aos riscos”, explicou.

Nova célula do lixão tem durabilidade de um ano

Durante a inspeção no aterro sanitário, a comitiva dos vereadores de Boa Vista visitou a nova célula do local, que foi concluída em janeiro deste ano. Conforme a Sanepav – Saneamento Ambiental, empresa responsável pelo aterro, a célula tem validade de pelo menos 12 meses e vai suprir temporariamente a demanda do município.

O gerente operacional da empresa, Ítalo Melo, disse que a célula atende às normas da legislação e tem capacidade para milhares de toneladas de lixo. “Respeitamos todos os parâmetros que a lei exige, no sentido de impermeabilização, drenos horizontais de chorume e drenos verticais de gases”, explicou. Segundo ele, é importante que a sociedade se atente a coleta domiciliar.