Cotidiano

Vestibular da UFRR será domingo, com Medicina e Direito os mais concorridos

Locais de provas podem ser consultados no site pelos 9,9 mil candidatos inscritos para ingresso no próximo ano

Candidatos inscritos no Vestibular 2018 da Universidade Federal de Roraima (UFRR) já podem acessar informações sobre os locais onde serão aplicadas as provas do certame, que será realizado no domingo, dia 26. De acordo com a Comissão Permanente de Vestibular (CPV), 9.916 candidatos se inscreveram no certame. Medicina e Direito continuam sendo os cursos mais concorridos.

As provas serão dividas nas modalidades de Prova Integral (PI) e Processo Seletivo Seriado 1, 2 e 3 (PSS-1, PSS-2 e PSS-3). Os locais podem ser encontrados no site www.ufrr.edu.br/vestibular, na categoria “Processo”. Estão sendo ofertadas 811 vagas, divididas em 38 cursos. Na modalidade Prova Integral (PI), o candidato aprovado ingressará na instituição no próximo ano, enquanto que nos Processos Seletivos Seriados 1, 2 e 3, a entrada de novos alunos se dará em 2020, 2019 e 2018, respectivamente.

CONCORRÊNCIA – Medicina continua a ser o curso com maior número de interessados. Neste certame, a disputa será de 63,4 pessoas para uma única vaga. Logo em seguida vem Direito, com 46,8 candidatos para uma vaga, e Medicina Veterinária, com 27,3 concorrentes para uma vaga.

Também figuram na lista com concorrência acima de 10 candidatos os cursos de Psicologia, com 25,6 pessoas para uma vaga; Enfermagem, com 22,9 candidatos para uma vaga; e Engenharia Civil, com 18,1 para uma vaga.
Os cursos com menor concorrência são o de licenciatura em Geografia, com 1,2 candidato para uma vaga; Agroecologia e Antropologia, com 1,1 candidato para uma vaga; e Ciências Econômicas, licenciatura em Letras Português-Francês e bacharelado em Matemática, com 1,0 para uma vaga.

De acordo com a CPV, Psicologia ficou entre as opções mais disputadas por candidatos PCD (Pessoas Com Deficiência), ficando na terceira colocação, com concorrência média 6,0 candidatos por uma vaga, ficando atrás somente de Direito, segunda colocado com 6,5 para uma vaga; e Medicina, primeira colocada com 12,0 para uma única vaga.

Completam o ranking dos PDC os cursos de Engenharia Elétrica (3,0); Medicina Veterinária (3,0); Ciência da Computação (2,0); Engenharia Civil (2,0); Pedagogia (2,0); Agronomia (1,0); Jornalismo (1,0); Enfermagem (1,0); Licenciatura em Geografia (1,0); Geologia (1,0); História (1,0); Letras-Libras (1,0); Música (1,0); Ciências Contábeis (0,5); e Química (0,5).

Além das pessoas com deficiência e ampla concorrência, as vagas do certame também serão distribuídas na chamada “reserva legal”, que são destinadas aos candidatos egressos de escola pública, conforme prevê o edital da instituição.

HORÁRIO – Segundo a CPV, as provas do Vestibular 2018 da UFRR serão realizadas exclusivamente na Capital, sendo a prova objetiva e redação realizada no dia 26, no horário das 8h às 13h, para os inscritos no Processo Integral e Processo Seletivo Seriado 3.

Já para os inscritos nos Processos Seletivos Seriados 1 e 2, o tempo de prova será das 8h às 11h para PSS/E1 e E2. Os candidatos devem ficar atentos ao horário, devendo comparecer ao local da prova com uma hora de antecedência.

Na hora da aplicação da prova, a CPV recomenda que o candidato apresente ao fiscal de prova o seu documento original com foto, além de caneta esferográfica transparente de cor azul ou preta. É importante também que o inscrito verifique se os dados foram inseridos de forma correta na Folha de Resposta, para que, em caso de erro, possa solicitar as devidas correções. (M.L)