Cotidiano

Viaturas da PM à disposição da Força Nacional ficam paradas na Vila Olímpica

Enquanto sete viaturas estavam paradas, quase dez assaltos foram registrados somente no sábado, 14, na Capital

O final de semana foi marcado pela violência urbana em vários bairros da Capital. Somente no sábado, 14, oito roubos foram registrados. Em um deles, quatro homens invadiram e assaltaram uma residência no bairro Paraviana, zona Leste, e mantiveram uma família refém. Enquanto a violência assustava a população, moradores flagraram ao menos sete viaturas da Polícia Militar paradas na Vila Olímpica Roberto Marinho, no mesmo dia. O local estaria abrigando os militares da Força Nacional de Segurança (FNS).

Conforme denúncia encaminhada à Folha, as viaturas estavam paradas desde as primeiras horas da manhã de sábado, onde permaneceram até a noite. Ao menos seis policiais, entre militares da Força Nacional e agentes da Guarda Municipal, estavam próximos das viaturas paradas no momento em que a equipe de reportagem fez o flagrante.

Os militares vieram a Roraima para ajudar a controlar a crise no sistema penitenciário e reforçar a segurança na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc). Conforme o serviço de inteligência do sistema prisional, o ataque nas ruas da Capital estaria ocorrendo justamente para dar fuga ao preso Adeílson Eliotério, líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Estado.

GOVERNO – Questionado se as viaturas paradas não atrapalhavam no policiamento da Capital, a Polícia Militar de Roraima esclareceu que os sete veículos foram cedidos temporariamente aos militares da Força Nacional de Segurança, que estão trabalhando, como reforço suplementar da Polícia Militar, no policiamento ostensivo dos bairros onde estão localizadas as unidades prisionais do Estado.

“As viaturas estavam paradas porque os militares da Força Nacional ficaram de plantão da noite dessa sexta-feira, 13, até a manhã deste sábado, 14, e estão descansando, a fim de retornarem ao plantão a partir das 18 horas de sábado”, alegou.

A Polícia Militar afirmou que fez adequações para emprestar os veículos aos agentes da Força Nacional, que, de fato, além de comporem equipes de guardas dos presídios, estão trabalhando no policiamento ostensivo das ruas, portanto, isso não compromete os serviços de segurança. “A Força Nacional usará os veículos da Polícia Militar até a chegada ao Estado de dez viaturas e de um micro-ônibus destinados à utilização de seus agentes, durante o tempo em que estiverem reforçando o sistema de segurança de Roraima”, informou. (L.G.C)