Cotidiano

Vídeo mostra acompanhantes fazendo limpeza no HGR

Segundo a Sesau, o problema ocorre devido a redução no número de funcionários, mas a higienização está sendo realizada normalmente

Acompanhantes de pacientes internados no Hospital Geral de Roraima (HGR) denunciaram neste domingo, 20, a falta de higiene daquela que é considerada a maior unidade hospitalar do Estado.

Por meio de um vídeo, um dos acompanhantes mostrou a situação enfrentada diariamente pelos usuários do hospital, que temem a proliferação de doenças por conta do acumulo de sujeira nos leitos.

“Os próprios pacientes estão fazendo a limpeza do Hospital Geral. Cadê a verba que vem para as empresas terceirizadas?”, comenta um acompanhante.

A limpeza do HGR é realizada pela terceirizada UCS (União Comércio e Serviço), que também atende o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN). No mês passado, os funcionários paralisaram as atividades em razão de atrasos salariais por parte da direção da empresa.

A reportagem tentou contato com responsável, mas ninguém foi encontrado para dar esclarecimentos sobre a situação.

O OUTRO LADO – A FolhaWeb entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), pasta responsável pela administração do HGR, que informou, em nota, que a empresa responsável pela limpeza da unidade está trabalhando com um número menor de funcionários, mas a higienização da unidade hospitalar está sendo feita.

Em relação à regularização de débitos com a prestadora de serviço, Secretaria disse que está empenhada para resolver a pendência. “As notas já estão liquidadas para pagamento. Os gestores apenas aguardam repasse para efetuar a quitação”, complementou.

VEJA O VÍDEO: