Cotidiano

Vídeo mostra túnel escavado para fuga de Natal

Agentes penitenciários localizaram o caminho que tinha ventiladores, iluminação e ferramentas

Um agente penitenciário registrou um vídeo que mostra um novo túnel encontrado na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. A polícia suspeita que o caminho fazia parte de um plano para uma fuga em massa durante o período de Natal e Ano Novo.
 
O túnel possuía cerca de 15 metros, diversos ventiladores que auxiliavam a ventilação do local, e ferramentas para que os presos pudessem cavar a longa distância.

Segundo informações de um agente que não quis se identificar o caminho passava do local onde ficava as alas do regime fechado para o regime semiaberto e depois contornava a unidade rumo ao lado de fora da muralha.

O túnel foi encontrado pelas equipes de Agentes Penitenciários que suspeitaram da movimentação dos presos. Uma empresa com maquinaria de escavação deverá ser contratada para destruir o túnel.

Somente este ano, cinco túneis foram descoberto no presídio escavados pelos detentos em planejamento de fuga em massa.

Em Janeiro equipes do Grupo de Intervenção Tática (GIT) e do Grupo de Resposta Rápida (GRR) localizaram um túnel de aproximadamente quatro metros na pamc.

Em maio, Foi localizado um novo túnel na Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo). O buraco fazia parte de um plano para uma fuga em massa de mais de 600 detentos e tinha mais de 30 metros.

Em julho, Agentes penitenciários denunciaram à Folha que flagraram presos do regime fechado escavando um túnel dentro da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), na zona Rural de Boa Vista. Eles temiam uma fuga em massa dos detentos.

Em setembro, mais de 300 presos estavam na escavação de dois túneis que foram achados na ala 14, conhecida como ‘Cadeião da Penitenciária”.Os buracos faziam parte de um plano para uma fuga em massa.

Veja o vídeo: