Polícia

Vigilante é executado com tiros na cabeça e jovem fica baleado

Uma possível desavença em uma área de invasão pode ter sido a causa da execução de um vigilante de 42 anos

O vigilante Raimundo Francalino Ferreira, 42 anos, foi morto a tiros na porta de sua casa, que fica numa área de invasão do bairro São Bento, na zona oeste da Capital, por volta das 22h deste domingo, 20. A rua onde o fato aconteceu é paralela à Avenida Brigadeiro. Os bandidos chegaram ao local e, assim que o homem saiu de sua residência, foi alvejado com tiros na cabeça.

A Polícia Militar informou, por meio do Relatório de Ocorrência Policial (ROP), que foi acionada por conta de disparos de arma de fogo e, assim que chegou, a vítima estava no chão, já morta e com um revólver calibre 22 ao lado do corpo, o que possivelmente teria sido usado na tentativa de revidar. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao endereço para prestar assistência, no entanto, constatou o óbito em decorrência de ferimento por arma de fogo que perfurou o crânio.

A segunda vítima foi um jovem de 19 anos, cunhado de Raimundo, que recebeu um tiro no peito e outro no ombro direito, ambos de raspão. Ele foi socorrido e levado ao Pronto Socorro Francisco Elesbão, no Hospital Geral de Roraima (HGR). O jovem relatou aos policiais que estava dentro de uma residência de madeira, que fica no mesmo terreno da casa onde Raimundo vivia com a esposa, quando ouviu homens jogando combustível no imóvel para incendiá-lo, por esta razão chamou Raimundo que estava deitado com sua companheira.

O jovem disse ter ouvido disparos e, ao abrir a porta, foi atingido com os tiros de raspão. Temendo por sua vida e pelo sobrinho de 11 anos, decidiu fugir para longe. O rapaz não soube informar as características dos criminosos.

Uma testemunha disse que estava no terreiro de sua casa quando viu quatro ou cinco elementos passando, foi quando decidiu entrar e fechar a porta, ouvindo os disparos em seguida.

A esposa da vítima revelou aos militares que, após a saída do companheiro, ouviu um tiro e, quando abriu a porta, viu um homem moreno claro, sem camisa e de bermuda, que apontou a arma em sua direção. Para não ser atingida, ela fechou a porta novamente. A mulher disse que seu companheiro estava sendo ameaçado pela proprietária de uma casa próxima a deles e que a vítima já havia feito Boletim de Ocorrência (B.O) contra esta mulher.

A polícia não descarta a hipótese de ter sido por conflitos pelos terrenos que foram invadidos há quase dois anos. Após passar vários dias na casa de parentes, no bairro 13 de Setembro, zona sul, Raimundo decidiu retornar a sua residência, no domingo, e teve os vidros de seu veículo quebrados.  

“Ele era uma boa pessoa e o único mal dele foi brigar com uma vizinha que estava jogando lixo na frente da casa dele. Ela é envolvida com pilantras e chamou um monte para baterem nele e o juraram de morte. Ele registrou boletins de ocorrência, mas disseram que não podiam fazer nada, somente o aconselharam a sair da casa, passar uns dias fora. Meu esposo pediu tanto para ele não voltar lá”, disse um familiar que não quis se identificar temendo represálias.

O corpo de Raimundo foi removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML) e liberado pela família para sepultamento na manhã de ontem, 21. O caso está sendo investigado pela Delegacia Geral de Homicídios (DGH), da Polícia Civil.  O jovem ferido não corre risco de morrer. Até o fim da tarde de ontem, 21, os autores do crime não foram presos. (J.B)