Cotidiano

Vila Novo Paraíso receberá Centro de Difusão Tecnológica de Fruticultura

Iact lançou um edital para que as cooperativas pudessem se cadastrar para assumir a coordenação dos Centros nos municípios

O Centro de Difusão Tecnológica (CDT) de Fruticultura, localizado na Vila Novo Paraíso, no Município de Caracaraí, a cerca de 135 quilômetros da Capital, região Centro-Sul do Estado, deve começar a operacionalizar junto a uma cooperativa até julho deste ano, segundo anunciou o Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação (Iacti-RR). No final de 2016, o órgão fez um chamado para que as empresas agroindustriais interessadas pudessem se cadastrar para assumir a coordenação dos CDTs.

Segundo o chefe da Divisão de Gestão de Cooperativas, Diego Teixeira, das cinco cooperativas que se inscreveram, duas propostas foram consolidadas: umas para o CDT de Piscicultura e outra para a de Fruticultura. Uma vez responsável, a cooperativa tem a oportunidade de processar os produtos, agregar valor e aumentar a produção, seja de leite, peixe, fruta ou mel. “O CDT não é só para beneficiamento dos produtos, eles têm uma função de difundir tecnologias. O Instituto tem o intuito de levar a tecnologia a todos os lugares e o Centro é voltado ao agronegócio”, disse.

Em contrapartida, ele ressaltou que a cooperativa, junto ao Iact, vai desenvolver pesquisas, cursos de aprimoramento de técnicas e técnicas de produção, a fim de que os produtores da região da cooperativa aprendam a produzir de forma mais técnica e otimizar os resultados com qualidade, para então serem agentes de inovação na região. Para Teixeira, a região vai se destacar com o conhecimento e produção maiores.

No total, Roraima possui quatro CDTs: o de Piscicultura, localizado na Vila do Apiaú, Município de Mucajaí, a cerca de 55 quilômetros de Boa Vista, e o de Laticínios, em Alto Alegre, a 90 quilômetros de Boa Vista, ambos na região Centro-Oeste de Roraima e que não possuem empresas; e o de Apicultura, no Cantá, a 30 quilômetros da capital, região Centro-Leste do Estado, que já possui uma cooperativa responsável.

O chefe explicou que o Iacti está no período de receber recursos quanto aos resultados e que provavelmente no mês que vem já começa a assinar o Termo de Cooperação Técnica da cooperativa que vai usufruir do CDT de Fruticultura. Em relação aos CDTs de Piscicultura e Laticínio, que não possuem cooperativas, será lançado ainda este ano um novo edital. O objetivo do Iacti é que os quatro Centros estejam funcionando até o final do ano.

Segundo Teixeira, a cooperativa que não pôde participar do edital passado e tem interesse futuramente em participar já pode começar trabalhando propostas. “Podem se dirigir ao Iacti e conversar com a gente para saber como funciona. Vamos dar toda a orientação possível”, explicou. O Iacti fica localizado na Rua Domingos Braga, número 44, bairro São Francisco, zona Norte da capital. (A.G.G)