Polícia

Vítima de acidente na Venezuela continua em estado grave no HGR

Andressa Nascimento Moraes, de 25 anos, vítima de um acidente ocorrido no fim de semana na Venezuela, deu entrada ao Pronto Socorro Francisco Elesbão do Hospital Geral de Roraima (HGR) por volta das 4h50 desta segunda-feira, 21. O acidente aconteceu na estrada que liga Santa Elena de Uairén à Cidade de Porto Ordaz, no Estado de Bolívar, região sul da Venezuela, quando houve uma colisão frontal com um outro carro que vinha em sentido contrário.

Na ocasião, Raiça Lizarb Ribeiro, que era cuidadora de pacientes no país vizinho, morreu. Ela acompanhava Andressa que realizaria um procedimento estético. O motorista do carro que as transportava, esposo de Raiça, sofreu algumas lesões, mas não teve fraturas graves.

Antes de ser transportada até Boa Vista, Andressa ficou em um hospital de Puerto Ordaz, uma vez que a família teve que pedir apoio de órgãos estaduais para fazer a remoção. Como o esposo de Raiça é de origem venezuelana, ele mesmo fez a liberação do corpo para ser sepultado em Roraima.

Na manhã do domingo, 20, o Resgate do Corpo de Bombeiros foi informado de que a paciente estava deixando o hospital em Porto Ordaz em direção à Santa Elena, onde deveria ser recebida para o devido transporte até a Capital do Estado, tendo em vista que se trata de um caso grave, diante do quatro de politraumatismo.  O resgate Internacional da vítima foi feito pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, que saiu em comboio no domingo, 20, retornando para Boa Vista na madrugada de ontem.

O Corpo de Bombeiros também explicou que, composta por uma unidade do Resgate Urbano a Acidentados (RUA), com três socorristas e uma viatura de busca e salvamento com três bombeiros, além de uma médica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a equipe recebeu a vítima na cidade de Santa Elena de Uairén por volta de 1 hora da madrugada desta segunda, onde teve os primeiros cuidados médicos e o apoio necessário para estabilização e remoção.

Familiares da vítima haviam se mobilizado para fazer a remoção em uma ambulância particular e sob os cuidados de uma enfermeira até Santa Elena de Uairén. A paciente teve múltiplas fraturas no tórax, fêmur e fíbula além de oito costelas quebradas.

No momento está internada na Área Vermelha do Grande Trauma do Hospital Geral de Roraima (HGR). A paciente apresenta estado de saúde estável, porém grave. “Andressa recebeu toda a assistência devida e, na manhã desta segunda-feira, estava entubada utilizando ventilação mecânica, recebendo todos os cuidados da equipe médica. A vítima aguarda melhora do estado clínico para passar por procedimento cirúrgico”, informou a Sesau em nota.  (J.B)