Cultura

Você é Atleta ou Desportista?

O médico Leandro Rodrigo disse que rotina de um atleta exige disciplina e preparo psicológico

FOLHA DE BOA VISTA l DIA 10 DE FEVEREIRO l DIA DO ATLETA PROFISSIONAL

Você é atleta ou desportista?

A pratica de exercícios físicos vem ganhando cada vez mais adeptos todos os dias em Boa Vista, basta observar o número cada vez maior de corridas e torneios das mais diversas modalidades, que todos os finais de semanas vemos nas ruas e praças. Também é comum ouvirmos a frase: “Nossa fulano é um atleta”. Será que é? Nesse dia 10 de Fevereiro, data que se comemora o dia do Atleta, a Folha quis saber um pouco mais sobre essa profissão que emociona tanta gente e ao mesmo tempo na sua grande maioria são profissionais que levam anos para serem reconhecidos.   

Algumas pessoas começam a praticar esporte com um sonho: se tornar um grande atleta e virar ídolo de multidões.     Mas a vida de quem busca por esta fama não é tão simples assim, como muitos pensam. Além do dom esportivo, o atleta tem que ter um preparo físico e psicológico superior aos demais, sem contar na vida regrada que terá de levar até conquistar o degrau mais alto do pódio..Para o médico Leandro Rodrigo de Oliveira Duarte, pós-graduado em nutrologia e medicina ortomolecular, a vida de atleta exige uma rotina que pode começar muitas vezes na infância, quando um ‘olheiro’ percebe o potencial da criança. A partir daí, então, segundo o médico, que também é fisiculturista e oficial do Exército Brasileiro, a criança passa a ser ‘criada em laboratório’ para se tornar um campeão mundial ou medalhista olímpico, como ocorreu com o velocista jamaicano Usain Bolt ou o nadador norte-americano Michael Phelps.

“A vida atleta é regrada, diferente da do desportista, que pratica um esporte por lazer, sem cunho competitivo. Quando sai do desporto para a prática profissional do esporte, o atleta muda por completo seu cotidiano. O esporte para ele passa a ser uma profissão”, explicou o médico. “ Só o atleta e quem convive com ele é que consegue entender o que é necessário para a realização do sonho. Entre outras coisas, é preciso renunciar a momentos, pessoas e prazeres da vida para se dedicar unicamente ao esporte.

 

Qual a diferença entre suplemento e anabolizante?

Para auxiliar na preparação de um atleta, segundo o médico nutricionista Leandro Rodrigo de Oliveira Duarte, existem suplementos que servem para integrar a alimentação, proporcionando ingredientes que não se obtém através de alimentos convencionais. Os suplementos também devem classificados e ministrados de acordo com o objetivo de cada modalidade para otimizar diretamente no resultado.

Mas o médico alerta para o uso de anabolizantes, muito diferente de suplemento alimentar. “É bom alertar que anabolizantes são recursos horminais proibidos dentro do esporte, considerados doping. Já os suplementos são extraídos de bases orgânicas de proteínas, carboidratos e gorduras”, esclareceu.

O médico nutricionaista recomenda que os interesados em seguir o sonho de campeão olímpico ou mundial, deve primeiro escolher a modalidade que mais se adapte e depois procurar profissionais que dêem suporte para que ele tenha rendimento acima da média dos outros.

O médico também orienta que, além da mudança radical de vida e dos hábitos alimentares, o atleta também deve ter uma boa qualidade de sono para, no dia seguinte, render nos treinos individualizados.  “A prática de esporte regular é sinônimo de saúde”, finalizou.

 

Veja alguns exemplos de como a atividade física regular pode ajudar a enfrentar doenças:

Melhora a mecânica respiratória e previne as alterações toráxicas e posturais;

Aumenta a tolerância ao exercício e a capacidade de trabalho, com menor desconforto e broncoespasmo;

Contribui para a melhora da capacidade funcional e do sistema imunológico, além de reduzir a fadiga imposta pelo tratamento;

Diminui a perda de força muscular e da densidade mineral óssea;

Diminui a hemoglobina glicosilada;

Reduz fatores de risco, doenças cardiovasculares e a síndrome metabólica;

Uma ressalva: cuidado com os pés ao exercitar-se;

Aumenta a massa óssea e melhora o equilíbrio;

Reduz o risco de quedas e possíveis fraturas.

Diminui o sobrepeso, uma das principais causas da doença;

Diminui o risco de acidente cardiovascular.

 

Essa alimentação é uma das que todos deviam aderir! Uma alimentação natural busca produtos com menos conservantes e aditivos químicos, que são bem comuns nos alimentos processados​​. É indispensável acrescentar itens em sua forma mais pura como mel, verduras, legumes e frutas.

 

Os produtos animais orgânicos são aqueles que são livres de antibióticos e hormônios de crescimento. Já as frutas e legumes orgânicos são aqueles que nunca entraram em contato com pesticidas, radiação ou foram selecionados por técnicas da bioengenharia.

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é completamente possível ter uma alimentação equilibrada e completa sem a carne, e isso é ainda mais fácil para quem consome outros produtos de origem animal. A gama de produtos que podem substituir a carne em termos nutricionais é enorme, sendo a soja a fonte proteica mais comum.

 

Os veganos não consomem nenhum produto que seja de origem animal ou que, durante o seu processo de fabricação, entre em contato com produtos animais. O único nutriente que pode fazer falta nessa dieta é a vitamina B12, típica de alimentos de origem animal.

 

Depende. Se você fizer uma refeição leve do tipo comer saladas, suco, torrada, etc. A digestão será fácil e rápida (no máximo 1 hora) Entretanto, se fizer uma refeição mais gordurosa, ela vai ficar mais tempo no estomago e consequentemente levará mais tempo para que a digestão seja feita. O que nesse caso levaria em média 3 horas.

 

 

Publicidade