Cotidiano

Você na Folha debate sobre o uso de celulares em sala de aula

Recentemente a França aprovou uma lei que proíbe que os alunos levem celulares para as escolas. E aqui no Brasil essa lei poderia ser adotada? As pessoas acreditam que o aparelho ajuda ou atrapalha os alunos? Qual a opinião dos moradores de Boa Vista?

“Acredito que depende da finalidade. Eu não tenho muito como afirmar isso porque minha filha não está em idade escolar ainda, mas já estive pesquisando algumas escolas para ela e vi que algumas delas utilizam o celular dentro da sala de aula, mas com o conteúdo da escola. Então nesse sentido acho bom, mas, além disso, acho que atrapalha. Atrapalha no nosso dia a dia, deixamos até de curtir o momento com nossos filhos às vezes por conta do celular, imagine na escola”, Kelly Souza Knupp, 34 anos, advogada.

“Eu acredito que o celular na sala de aula atrapalha porque no momento que as crianças poderiam estar lendo um livro ou fazendo algo melhor, elas estão mexendo em joguinhos e em aplicativos como WhatsApp e Facebook que não são tão bons assim, então eu acredito que isso atrapalha a evolução na escola”, Lucas de Souza, 24 anos, mecânico.

“Com certeza atrapalha porque tira totalmente a atenção. Já perdemos a atenção o dia inteiro por conta do celular, imagine na escola. Adolescentes não se controlam com isso. Acho que a lei que a França criou seria uma boa aqui no Brasil, mas se funcionasse porque aqui é o Brasil né?”, Thais Medeiros, 32 anos, policial militar.

“Acho que atrapalha porque eles ficam mexendo nas redes sociais e adolescentes não têm limite. Acho que tira o rendimento das crianças e adolescentes. Acho essa lei que a França tem é muito interessante, mas a França tem uma realidade muito diferente da do Brasil, então não sei se funcionaria”, Nalmir Queiroz, 31 anos, servidor público.

“Acho que se o celular for utilizado para o estudo, para a didática do estudante acho que é válido. Acho que se batalharam tanto para chegar no patamar que o celular e a tecnologia tem para barrar logo agora então para que se criou? Acho que se for usado para o bem e com limites é válido. Acho que tem que ter esse cuidado de se educar, se for utilizado para o lado didático é muito bom, acho que proibir não é bom porque o proibido é mais gostoso né, então o adolescente vai dar um jeito de utilizar escondido dessa forma”, Alex Zantelli, 30 anos, professor de teatro.

“Acho que depende muito da situação, porque o celular pode ajudar sim, mas tem que ter um horário certo para utilizar aquilo ali e também tem que ser utilizado para um fim didático e não para fazer outra coisa. Eu acho que a lei criada na França não é interessante porque tudo tem que ter um meio termo, não pode ser tão radical”, Arthur Moizinho, 17 anos, estudante. 

Acompanhe sempre as enquetes do Você na Folha de terça-feira a sábado na Folha Impressa e também pela FolhaWeb.

Textos: Giovanna Lima

Edição: Vanessa Vieira