Aumenta número de microempreendedores em Roraima
Dados de 31 de janeiro deste ano apontam que o número de microempreendedores no estado é de 10.740.
Por Nara Nascimento
Em 28/02/2016 às 00:00

O número de pessoas que decidiu sair da informalidade e abrir sua própria empresa aumentou em Roraima. Em 2014, haviam 9.145 microempreendedores formalizados no estado. Porém, dados de 31 de janeiro deste ano apontam que esse número subiu para 10.740.

Raysa Magalhães é atleta de fisiculturismo e por essa razão adquiriu conhecimentos sobre alimentação saudável. Neste ano, abandonou o emprego formal e decidiu abrir seu próprio negócio. “Eu mesma crio as refeições e forneço [...] é uma coisa que eu gosto”, disse.

O setor de lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares está em terceiro lugar no ranking das atividades com maior número de microempresas formalizadas no estado, com 614. Ficando atrás apenas do setor de cabeleireiros, manicure e pedicure, com 808, e do setor de vestuário e acessórios, com 1.455 empresas registradas.

Entre as vantagens oferecidas para quem é MEI (Microempreendedor Individual), está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. A Analista Técnica do SEBRAE Glicéria Mota explica essa e outras vantagens e como fazer para se cadastrar.