Cotidiano

Exército divulga balanço da Operação Curare VI

Nos dez dias de operação, a Brigada realizou a destruição de quatro pistas clandestinas que davam apoio a garimpagem ilegal e uma prisão por porte ilegal de arma

Na manhã desta quinta-feira, 17, o Exército Brasileiro, por meio da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) divulgou o balanço da Operação Curare VI. Iniciada no dia 08 de setembro, a operação tinha o objetivo de combater os crimes nas fronteiras e ambientais, além de aumentar a presença do Estado nas localidades.

Nos dez dias de operação, a Brigada realizou a destruição de quatro pistas clandestinas que davam apoio a garimpagem ilegal (Noronha, Auaris, Valmor e Serra da Beleza), a destruição de 12 balsas de garimpagem ilegal baseadas no Rio Uraricoera, a apreensão de 1200m3 de madeira proveniente de extração ilegal (Rorainópolis), apreensão de veículos, embarcações, combustível, motor de popa, além de tratores e caminhões que davam apoio a extração ilegal de madeira e diversos materiais provenientes de descaminho

Na operação também ocorreu uma prisão por porte ilegal de arma, em Rorainópolis. No total foram 5300 veículos inspecionados nas rodovias estaduais e federais, 80 Patrulhas motorizadas, 10 Patrulhas fluviais e 18 Patrulhas a pé. As apreensões e neutralizações foram avaliadas em R$ 4 mil e 300 reais.

AÇÃO SOCIAL

Durante a operação, a Brigada promoveu diversas ações sociais nas localidades de Santa Maria do Boiaçú, Comunidade Indígena de Jacamim e Comunidade Indígena do Truarú e outras regiões. Foram oferecidos atendimentos médicos e odontológicos, palestras educacionais e manutenção das instalações das escolas estaduais e municipais que sediaram a ação.