Social

Coluna Social 06 10 2014 115

Em Baixa * Não é à toa que em Roraima ninguém acredita mais em pesquisa, nem mesmo nas dos mais respeitáveis institutos nacionais. Mais uma vez, todas as pesquisas de intenções de votos realizadas no Estado para o Governo do Estado e Senado passaram longe do resultado da eleição. Levar a público números que não correspondem à realidade pode até influenciar o eleitor, mas acaba causando um estrago maior na credibilidade do instituto. Em Alta * Há de se registrar que há muito tempo em Roraima não se via uma atuação tão eficiente do Ministério Público Eleitoral e da Polícia Federal na fiscalização das eleições. A forte presença de policiais nas ruas, desde 48 horas antes da votação, com certeza coibiu consideravelmente as intenções de crimes eleitorais, especialmente as chamadas “bocas de urna”, que já se tornaram práticas corriqueiras por aqui.
A candidata a governadora Suely Campos – primeira colocada no primeiro turno – ao lado do marido, Neudo Campos, chegando para votar, ontem
Inusitado * Foi, sem dúvidas, um episódio inusitado, nas Eleições 2014 em Roraima, a apuração da votação para Governo do Estado, que se deu de forma manual devido à substituição do candidato 11, Neudo Campos, por sua esposa Suely Campos. * De acordo com informações do TRE, isso aconteceu porque a substituição, mesmo tendo sido devidamente feita no TRE local, ainda não havia entrado efetivamente no sistema no TSE. Desta forma, o resultado oficial da apuração não saiu imediatamente.   Barrigada * A propósito! Esse entrave na apuração da eleição para governo, em Roraima, por conta da substituição de Neudo Campos por Suely Campos, teve como desdobramento uma barrigada nacional, que deixou muita gente por aqui atordoada.   * Ontem, no Fantástico, foi anunciada a vitoria do Chico Rodrigues no primeiro turno quando, na verdade, este foi o segundo colocado na votação e irá disputar o segundo turno com Suely Campos. Para vocês verem como até os grandes veículos erram. Show * Dois roraimenses deram um show de votos nas urnas nessas eleições. Shéridan de Anchieta foi eleita a deputada federal mais bem votada de todos os tempos e arrasta, pelo menos, mais um deputado da sua coligação. * Telmário Mota ganhou a única vaga do Senado com uma expressiva votação. Foram mais de 45 mil votos na frente do segundo colocado. Ambos os parlamentares eleitos vieram do interior. Shéridan, do Amajari, e Telmário, de Normandia. Campeão * Mais uma vez, o deputado Mecias de Jesus foi o grande campeão de votos das eleições proporcionais. Mecias foi o mais votado para deputado estadual, e seu filho, Johnatan de Jesus, o segundo na votação para deputado federal.   * Na verdade, Mecias de Jesus a cada dia que passa vem se firmando como uma grande liderança em Roraima, e seu filho, Johnatan, segue o mesmo caminho. A exemplo de Shéridan e Telmário, os dois também são do interior, com forte base política no Sul do Estado. Especialmente em seu município, São João da Baliza.
O governador Chico Rodrigues (40), na cabine de votação: ele disputará o segundo turno com Suely Campos (11)
Santinhos * O pessoal da limpeza pública terá muito trabalho para limpar Boa Vista essa semana. Desde quando amanheceu o dia de ontem, o que se viu foi uma cidade tomada por um verdadeiro mar de papel, principalmente próximo aos locais das seções eleitorais. * Era enorme a quantidade de santinhos da maioria dos candidatos que disputaram o pleito, com raras exceções. Sem dúvida, foram cenas realmente muito tristes de se ver. Federais * Apenas dois deputados federais foram reeleitos nas eleições 2014. São eles: Johnatan de Jesus e Édio Lopes. * Os demais eleitos são: Shéridan de Anchieta, Remidio Monay, Abel Galinha, Maria Helena Veronese, Hiran Gonçalves e Carlos Andrade. Assembleia * Já na Assembleia, a maioria dos deputados conseguiu ser reeleita. Entre os mais bem votados estão, além de Mecias de Jesus, Jalser Renier, Chico Guerra, Aurelina Medeiros e Brito Bezerra. * Também conquistaram novo mandato Coronel Chagas, Marcelo Cabral, Gabriel Picanço, Soldado Sampaio, Xingu, entre outros.
Já era esperado que a roraimense Shéridan de Anchieta fosse eleita. Mas, além do primeiro lugar, ela bateu o recorde de votos, tendo sido a deputada federal mais bem votada de Roraima em todos os tempos
Lástima * Se há uma coisa antidemocrática em política é esse sistema de legenda em que candidatos que têm poucos votos são arrastados por outros da mesma coligação. * É incrível ver um candidato que foi o terceiro mais bem votado de todo o pleito para deputado federal, com mais de 15 mil votos, não conquistar um mandato. Trânsitolivre * A pagina é dedicada a Mariana Mota, que hoje fica um ano mais linda e maravilhosa. * Também trocando de data hoje, o conselheiro Reinaldo Neves, Rommel Conrado e Izete Macedo Coelho. * Já saiu, extraoficialmente, a relação dos eleitos no pleito de 2014. Entretanto, a lista dos eleitos para deputado estadual deverá sofrer uma mudança. * Após a contagem dos votos do deputado Jalser Renier, que teve o registro de sua candidatura deferido por Brasília no dia 1º deste mês, o rol dos eleitos deverá sofrer mudança.
A grande surpresa das Eleições foi, sem dúvida, a vitória do guerreiro macuxi Telmário Mota, com mais de 45 mil votos à frente do segundo colocado
Vale Conferir Segundo Turno * No segundo turno zera tudo e começa uma nova eleição. Desta vez, só para presidente e governador. A nova votação será no dia 26 deste mês. A sorte está lançada! Oficial * O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima deverá informar hoje, oficialmente, o resultado das eleições em Roraima com a devida homologação.