O novo governo terá um grande desafio pela frente, pois, além das dívidas acumuladas da “máquina”, a restauração dos prédios públicos, visivelmente sucateados, com certeza será uma tarefa das mais árduas. Não há como acontecer, do dia para a noite, o trabalho de recuperação de Roraima. Muito pelo contrário! Levará anos para sanar um período tão longo de verdadeiro abandono. Começa hoje o 8º Encontro Internacional de Motos de Altas Cilindradas, no estacionamento do Estádio Canarinho. Nesta sexta-feira, quando haverá show com várias bandas locais, a entrada custará 20 reais a inteira e 10 reais, a meia, mais um kilo de alimento não perecível. No sábado – dia do show do Capital Inicial – o preço da entrada será diferenciado e poderá ser adquirida no mesmo local do evento.
Brena Linhares, Floray Mota, Denise Cavalcante e Pedro Cerino, felizes com a parceria entre a Estácio Atual e o Cejurr durante o Congresso Jurídico de Roraima
* O falecido brigadeiro Ottomar Pinto dizia que “em política, até boi voa” (em alusão a Maurício de Nassau). A pesar da metáfora, de uns tempos para cá, o que mais se viu foram verdadeiras revoadas de manadas inteiras dos mais diversos tipos nos céus da Macuxiland.
* Nas recentes eleições, de 2014, por exemplo, ocorreram fatos que de tão inusitados, preferimos nem publicar. Primeiro porque nos acusariam de partidaristas, e também porque foram episódios realmente inacreditáveis. Do tipo que até Deus duvida. Da Política II * Além de fatos que – apesar de inacreditáveis – ocorreram de verdade nas eleições 2014, há também informações cabeludíssimas que ninguém sabe se são reais ou se não passam de boatos inventados “sabe Deus por quem” e espalhados à velocidade da luz. * Um desses comentários escabrosos dá conta de que autoridades, que já nem moram mais em Roraima, teriam vindo atuar clandestinamente na campanha no Estado a poucos dias da votação. Há gente que jura que é verdade e que essas pessoas estavam, inclusive, sendo monitoradas. Emenda * A propósito desse assunto, não dizem que a emenda é sempre pior que o soneto? Pois foi bem isso que aconteceu com um vídeo produzido para tentar remendar o estrago causado por outro vídeo, envolvendo uma juíza eleitoral no Município de Mucajaí, durante as Eleições 2014. * Ela pedia gentilmente que as pessoas retirassem as placas de candidatos de perto das seções eleitorais, quando a filmagem começou e o vídeo se espalhou rapidinho pelo tal de “zap-zap”. E, a partir daí, foi produzido o “vídeo réplica”, que usou pessoas inidentificáveis com outra versão. Emenda II * O vídeo acusava a juíza de Mucajaí de ter mandado retirar placas das casas das pessoas arbitrariamente. Entretanto, as sentenças de magistrados geralmente não são de ofício, ou seja, atendem a pedido do Ministério Público e – no caso do Eleitoral – o cumprimento da determinação judicial cabe à Polícia Federal. * Traduzindo: além da ofensa à própria juíza, a “emenda” acabou acusando, por tabela, instituições sérias de terem praticado atos que jamais ocorreram, na tentativa de justificar o injustificável.
O presidente da ALE, deputado Chico Guerra, foi um dos homenageados com a importante comenda de Direitos Humanos D. Helder Câmara, do Senado da República (Foto: Charles Wellington)
Merecimento * O deputado Chico Guerra foi um dos cinco homenageados com a importante comenda de Direitos Humanos D. Helder Câmara do Senado Federal, conferida a pessoas com efetiva e relevante contribuição em defesa dos Direitos Humanos no País. * O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima concorreu com 31 pessoas, entre ministros, juristas e outras personalidades, e mereceu a importante honraria graças à sua atuação em defesa de garimpeiros brasileiros presos na Venezuela. Cassação * A cassação do mandato do governador Chico Rodrigues, nos últimos minutos da prorrogação, deixou a população de queixo caído. * Quase ninguém entende como é que um processo de 2010 vem a ser julgado somente agora. Enfim, é só mais um exemplo de até aonde a morosidade e artifícios procrastinatórios podem chegar. Festival * Começa hoje, e vai até domingo, o Festival Folclórico de Caracaraí, realizado pelo Sesc em parceria com a Prefeitura daquele Município. * Durante esses três dias, as agremiações “Cobra Mariana” e “Gavião Caracará” estarão exibindo show de folclore, arte e cultura. Tomara que desta vez o júri desempate e eleja um ganhador.
Raysse Dias Melo, ainda em clima de comemoração por sua recente troca de idade
Hoje
* Encerram-se, nesta sexta-feira, as inscrições para o Concurso Público da Câmara Municipal de Caroebe, que oferece 8 vagas para auxiliares legislativo, administrativo de serviços gerais, além de vigilante e agente administrativo. * Mais informações, inclusive sobre as inscrições, pelo endereço eletrônico: www.ajuri.org.br/concursos. A prova será aplicada dia 14 de dezembro. Trânsitolivre * Inaugurando idade nova, hoje, Izaías Maia, Natanael Gomes Neto, Germano Albuquerque e Paulo Vasconcelos. * Alunos do Ensino Médio poderão participar da 1ª Olimpíada Roraimense de Química. As inscrições seguem até o dia 14 de novembro pelo endereço eletrônico http://roraima.obquimica.org/. * Cada escola poderá ter até 50 alunos inscritos, previamente selecionados por um professor responsável, que ficará apto a inscrever cada estudante. * A seleção deve acontecer em modalidades. Na “A”, estarão estudantes dos 1º e 2º anos; e na “B”, os do 3º ano.
Adriana Moura e Volney Amajari, celebrando um ano de feliz união
Vale Conferir Halloween * Nesta sexta-feira, 07, o Senac Idiomas realiza, no Palácio Latife Salomão, a quarta edição do HALLOWEEN DO SENAC, a partir das 18h. Café * O presidente do Sistema Indústria, Rivaldo Neves, receberá a imprensa local para um café da manhã, às 8h, no Tapiri do Sesi.