Cotidiano

Boa Vista possui o maior número proporcional de motocicletas

Em 2014, foram registrados 3.063 acidentes com vítimas. No primeiro trimestre deste ano foram 659

A Semana Nacional de Trânsito teve início nesta sexta-feira, 18, e foi marcada pela apresentação de um panorama do trânsito em Boa Vista.

Baseada em dados estatísticos, a prefeitura revelou que a capital é a cidade brasileira com o maior percentual de motocicletas, representando 46% da frota de veículos.

Um dos dados apresentados foi o aumento da frota, que até o mês de agosto chegou a 163.660 veículos.

Em 2014, foram registrados 3.063 acidentes com vítimas. E só no primeiro trimestre deste ano foram 659.

A prefeitura de Boa Vista iniciou um trabalho de pinturas de 846 faixas de pedestres e instalação de 1638 placas de sinalização.

No campo da mobilidade urbana, também se iniciou a obra de implantação de cerca de 50 quilômetros de ciclovia, que vai compreender o Conjunto Cidadão, na rua N-25, passando pela rua Izídio Galdino, no Senador Hélio Campos, até encontrar a rua Carmelo, no Jardim Tropical, seguindo por vários outros bairros até a avenida Ville Roy. A via exclusiva vai ligar a Zona Oeste a Leste da cidade.

Programação

A Semana Nacional do Trânsito segue a partir de segunda-feira, 21, quando vai acontecer uma série de palestras e oficinas voltadas ao trânsito.

Às 9h, será a palestra “Lei Seca e Qualidade de Vida no Trabalho – Técnicas de Abordagem”, promovida no Sest/Senat e que vai contar com um representante do Detran-RR e do Smtran, entre eles a psicóloga Dra. Darlim Saratt, coordenadora do Núcleo Integrado de Atenção Biopsicossocial (Niab) da Smst.

Já na manhã de terça-feira, 22, será a vez dos taxistas participarem de uma palestra, também no Sest/Senat onde vão receber instruções sobre direção, gerenciamento de estresse, alimentação saudável, por exemplo.

A palestra será ministrada pela psicóloga Dra. Darlim Saratt e pelo agente de trânsito Márcio Brito, coordenador do Departamento de Estatísticas da Smtran.

Durante a Semana de Trânsito vão acontecer blitz educativas, além de revitalização de faixas de pedestres na avenida Estrela D’Alva, trecho que compreende a Caixa Econômica Federal até a Escola Municipal Palmira de Castro Machado.

O encerramento de todo o evento será na sexta-feira, 25, com uma blitz educativa no Centro Cívico, a partir das 16h, em frente à Assembleia Legislativa.

Com informações da Semuc