Entretenimento

Primeira edição do evento promete muita diversão

A ideia é valorizar um dos bairros simbólicos de Boa Vista, e também um dos mais antigos

Outro festival de música está prestes a começar! E, dessa vez, será no bairro Caetano Filho. Será a primeira edição do projeto Música do Beiral, que pretende levar cultura a todos os cantos da cidade. O evento acontece hoje, sábado, 19, no espaço público do Terminal Central José Campana Wanderley, localizado no Centro da cidade. O evento começa às 16h, vai até as 20h e a entrada é franca. O convite é para toda a população.

A iniciativa partiu do Clã Cultural Makunaima em parceria com a prefeitura. A ideia é valorizar um dos bairros simbólicos de Boa Vista, e também um dos mais antigos. Ou seja, é uma região que faz parte da história de Roraima. Segundo um dos organizadores, Victor Matheus, para fomentar o trabalho, eles contam também com o apoio do Coletivo Arte-Literatura Caimbé, que estará expondo poemas e fotografias durante o evento.

Matheus informou que o Clã é uma associação foi criada este ano, que trabalha com segmento musical, organizando eventos, projetos, oficinas e outras atividades. “É uma maneira de buscar transformar a sociedade”, relatou. Conforme ele, o beiral é muito estigmatizado, pois é um bairro com vulnerabilidade social. “São muitas pessoas com problemas em relação às drogas, que vivem naquele ambiente”, disse, preocupado com a situação.

No entanto, ainda sobre o local, afirmou que não é só terror que encontramos lá. Existem pessoas dispostas a fazer o bem, famílias que lutam para sobreviver. “Eu sou um exemplo disso, morei e estudei lá. E, de certa forma, eu venci na vida, pois conquistei alguns dos meus objetivos. Por isso a gente entende que isso é justamente uma forma de ajudar e inspirar essas pessoas”.

Sobre a expectativa, contou que são as melhores possíveis, pois é a primeira produção do Clã, e também por ser no beiral. Para eles, é uma felicidade muito grande. “Nós entendemos que a cultura deve ser levada para todos os lugares possíveis. Na praça do Mirandinha, por exemplo, há um movimento muito forte.

Sempre estão fazendo eventos lá. Por este caminho, queremos quebrar o paradigma ruim que a população carrega sobre o bairro Caetano Filho, pois existe um lado bom, coisas boas que devem ser valorizadas. Queremos levar a interação, despertar o interesse dos residentes”, finalizou.

ATRAÇÕES – Várias vertentes da música roraimense estarão presentes, como Ana Lu, Jorge Farias e Victor Pium. Contará também com a presença da banda Sheep, Bali-Rádio e Ditambah, que, por curiosidade, tem uma canção chamada beiral, classificada no Canto Forte 2013, que retrata a situação social do lugar nos dias atuais. Além disso, como citado, haverá um varal poético com mais de 20 poemas e também fotografias, que estarão sendo expostas no local.

SERVIÇO
Música do Beiral
Local: Terminal Central José Campana Wanderley
Data: sábado (19)
Horário: 16h às 20h.
Entrada gratuita