Cotidiano

Capital registrou 3 mil acidentes em 2014

Números de acidentes no trânsito foram apresentados na abertura da Semana do Trânsito, realizada pela Prefeitura de Boa Vista

Em Boa Vista, mais de três mil acidentes de trânsito foram registrados no ano passado, segundo a Prefeitura de Boa Vista. Os dados foram apresentados durante a solenidade de abertura da Semana Nacional de Trânsito no município, realizado ontem na Praça Germano Augusto Sampaio, bairro Pintolândia, zona Oeste. A ação contou com a participação de autoridades, agentes de trânsito e estudantes de escolas municipais.

Segundo o relatório, de janeiro a dezembro do ano passado, o município contabilizou 3.063 acidentes com vítimas. Só no primeiro trimestre deste ano foram 659. Um número expressivo e que reforça o quanto a Capital necessita de uma educação para o trânsito mais firme.

De acordo com o relatório, a grande maioria dos acidentes com vítimas foi registrada na zona Oeste, região que concentra o maior número de bairros da Capital. Em percentuais, esse quantitativo equivale a 79% do total de acidentes, seguido do Centro, com 5%, zona Norte, com 4%, zona Sul, com 3%, e zona Leste, com 1%. Acidentes não informados somam 8%.

“Nós avançamos muito nos últimos meses, mas os índices, principalmente de acidentes com motos, são alarmantes. Nós temos em Boa Vista mais motocicletas do que carros. Temos 90% da frota de veículos aqui na Capital. Então, é preciso mais atenção e de uma ação permanente para que a gente possa enfrentar esses desafios, que são muito grandes”, afirmou a prefeita Teresa Surita (PMDB).

“A importância de você passar os números reais e fazer ações que ajudem a mudar o comportamento das pessoas é fundamental desde criança. A Prefeitura está fazendo um grande trabalho de sinalização, para que em cima disso a gente possa cobrar o que a lei exige. Então, as pessoas saberem o que precisa ser feito e a administração do município fazendo a sua parte de fiscalização. Essa é a nossa intenção”, destacou a prefeita.

Para conter os avanços dos índices de violência, a Prefeitura afirma que está investindo na reorganização do trânsito na Capital. Segundo o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMTS), Barros Oliveira, a gestão já instalou 18 semáforos, revitalizou 846 faixas de pedestres e implantou 1.638 placas de sinalização, incluindo 42 placas luminosas em faixas de pedestres.

“Atualmente, nós estamos desenvolvendo uma série de trabalhos com a finalidade de melhorar a nossa capacidade de circulação, principalmente no que diz respeito à promoção de um trânsito mais seguro, tanto para os condutores quanto para os pedestres. São várias ações que proporcionam um melhor fluxo nas ruas, como na parte de engenharia e implantação de semáforos em principais, com vistas na diminuição dos índices de acidentes, que são bastante alarmantes na nossa capital”, disse o secretário.

Outro ponto destacado como válido, durante o evento, foi a ampliação do número de pessoal nas atividades de fiscalização, que agora conta com 80 agentes de trânsito, sendo 30 por dia nas ruas em regime de plantão.  

“Esse evento é de muita importância, pois trabalha com a questão da conscientização da população na segurança no trânsito. Creio que se cada pessoa, da criança ao idoso, fizesse a sua parte, de seguir as regras estabelecidas em sociedade, o número de óbitos e de pessoas que ficam com algum tipo de problema após sofrer um acidente, será muito menor na nossa Capital”, disse a superintendente da Secretaria Municipal de Trânsito (Smtran), Djeandrea Bastos.

PROGRAMAÇÃO – Na próxima semana, as ações da semana serão inteiramente voltadas à promoção de palestras e oficinas educativas em escolas públicas municipais, além de blitze educativas em vários pontos da cidade. Na terça-feira, 22, a ação será voltada para os taxistas, que participarão de palestras sobre direção e qualidade de vida.

O encerramento das atividades ocorrerá na sexta-feira, 25, como uma grande mobilização na Praça do Centro Cívico. “Vamos fazer ainda um grande trabalho em relação às crianças, ações nas faixas de pedestres, entre outras coisas. Serão atividades desempenhadas durante vários dias, colocando a importância que é a conscientização no trânsito”, frisou a prefeita Teresa Surita. (M.L)